25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Coren realiza treinamento sobre processos éticos em Maceió

A ideia do curso é unificar as condutas em relação ao trabalho com os processos éticos

Treinamento no Coren/AL.
Treinamento no Coren/AL.
Por Leila Faé

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL), em parceria com o Conselho Federal (Cofen), está realizando  um Curso de Processos Éticos, que consiste no treinamento de profissionais para aperfeiçoar a elaboração desses processos. O curso foi iniciado no dia 06 e termina nesta sexta-feira, 08.

O curso está sendo ministrado por Rejane Lucia Rodrigues, Deusa Helena de Albuquerque e Cláudio Márcio de Oliveira,  três conselheiros federais do Estado do Piauí que vieram para aprofundar os conhecimentos de fiscais, membros dos comitês de ética e conselheiros no tramite e julgamento de processos éticos na área da enfermagem.

Temas como a visão geral dos processos éticos e as tramitações, órgãos e fases dos processos éticos estão sendo abordados nesses três dias de curso, finalizando com uma simulação de instrução e julgamento de um processo para que os participantes possam ter uma melhor preparação.

Segundo a Presidente do Coren-AL, Zandra Candiotti, O curso prepara de uma forma aguçada  os profissionais da enfermagem, especialmente aqueles que se envolvem com os processos éticos e que vão dar prosseguimento e resolubilidade  às denuncias e casos de infrações determinadas nas fiscalizações. Ela ressalta que medidas como essa ajudarão a cumprir uma das principais funções do conselho que é a de disciplinar o exercício profissional.

“Temos uma proposta junto ao Conselho Federal de unificar as condutas em relação ao trabalho com os processos éticos, dá mais agilidade nos processos e mais precisão no julgamento. Profissionais melhor preparados têm tendência a fazer julgamentos mais precisos, mais justos” explica.