29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Bleine Oliveira

A segunda posse de Rui, os cordeiros e o Lobo.

O vereador mais votado de Maceió, quase 10 mil votos à frente do segundo eleito, terá que ter sagacidade para ocupar espaço no comando do Legislativo Municipal

O regimento da Câmara Municipal de Maceió determina que cabe ao vereador mais votado dar posse ao prefeito eleito da capital, e comandar a primeira sessão daquela Casa Legislativa.

Assim, caberá ao vereador Anivaldo Luiz da Silva, o Lobo (ele foi proibido, pelo cantor carioca, de usar o apelido Lobão) o poder de empossar, no dia 1 de janeiro próximo, o prefeito reeleito Rui Palmeira, comandar a posse de seus futuros colegas e a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Aos 39 anos, solteiro, com ensino médio completo, o vereador Lobo entra no jogo político ‘pocando’ as correntes da segregação social.

Com 5.753 votos a mais que a vereadora Heloísa Helena, a mais votada na eleição de 2012 e que, comandou esse rito na legislatura que se encerra, o vereador Anivaldo Luiz chega ao legislativo maceioense se auto-definindo como “a esperança de uma nova política”.

Embora tenha disputado três eleições, o vereador Lobo corre riscos. Se não for bem assessorado e sagaz pra perceber as ‘ciladas’ do jogo político, pode acabar ‘engolido’ pelos ‘cordeiros’.

Se não está participando das composições, deve ficar atento as articulações para saber que o novo presidente da Câmara será o mesmo: o vereador reeleito Kelmann Vieira (PSDB). As mesas de apostas cravam ainda o nome do vereador Chico Holanda Filho, também reeleito, como vice.

Do alto dos 24.969 votos (6,01% do eleitorado) que obteve, cabe ao vereador mais votado ao menos uma ‘lasquinha’ na Mesa Diretora ou nas comissões legislativas.

Afinal, é assim que funciona o jogo político, né?

Tomara que a solenidade aconteça num local espaçoso. Sim, pois na posse do Lobo, que será comandada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) há que ter espaço para bem acomodar o povo do Vergel do Lago, Prado, Ponta Grossa, Centro, Levada, Bom Parto, Vila Brejal, Vergel do Lago e outros bairros da periferia de Maceió, seus eleitores e fãs.

Alea jact est!

Agora é esperar o que será revelado.