25 de agosto de 2016 • 1:49 pm

Bleine Oliveira » Blogs

A crise e as mudanças impostas à população

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o Brasil enfrenta aumento do desemprego e que a crise da economia provocou mudanças nos hábitos de…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o Brasil enfrenta aumento do desemprego e que a crise da economia provocou mudanças nos hábitos de consumo de boa parte da população.

Segundo o estudo, mais pessoas estão usando transporte público (48% dos brasileiros), vão trocar os filhos da escola particular para a pública(14%) e deixar de ter plano de saúde (34%).

Segundo a CNI, 24% das pessoas tiveram que vender bens para pagar dívidas e 19% mudaram de casa para reduzir o custo com habitação. Também houve a troca de serviços particulares por públicos.

A turbulência econômica também afetou as escolhas dos consumidores, que passaram a trocar produtos por similares mais baratos (78%), a esperar as liquidações para comprar bens de maior valor (80%), e a poupar mais para o caso de necessidade (78%).

Também foi verificado maior sacrifício para quitar débitos – 67% disseram que estão com dificuldades de pagar as contas ou as compras a crédito. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 24 e 27 de junho.

Leia a íntegra da Retratos da Sociedade Brasileira no Portal da Indústria.

Com Agência CNI

Deixe o seu comentário


Publicidade