26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

A mistura das cores no mar de Maceió no dia dedicado a Iemanjá

Grupos de afros invadiram a praia mostrando toda a beleza do ritual no culto a Iemanjá

As oferendas a Iemanjá
As oferendas a Iemanjá

O colorido transcendental do mar de Maceió amanheceu nesta terça-feira, 8 de dezembro, ainda muito mais bonito. Diversos grupos de candomblé e umbanda tomaram conta da orla em apresentações de encher os olhos. As celebrações voltadas para o culto a Iemanjá vieram de todas as partes da cidade e do interior do Estado, como normalmente sempre acontece nesta data.

O batuque dos tambores, a dança, as orações e as oferendas à rainha do mar formam o culto aos santos das religões afros, em uma cerimônia multicolorida. Os grupos se preparam o ano inteiro para essa festa na orla maceioense.12364250_891766947538488_368225942_o

O Dia de Iemanjá é comemorado em datas diferentes no Brasil, dependendo do Estado. Na Bahia e nos estados do sul, a festa é realizada no dia 2 de fevereiro, os paulistas consideram o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, como também consagrado a Iemanjá, e os cariocas fazem a festa no primeiro dia do ano, com os rituais típicos de Ano Novo.

Todas as festividades, porém, tem os mesmos objetivos: agradar a Rainha do Mar e prestar homenagens à beleza e à vaidade da orixá Iemanjá.