12 de Maio de 2017 • 6:25 pm

Bleine Oliveira » Blogs

A Polícia Civil “no olho do furacão”

As mudançasque estão por vir têm como objetivo reduzir os índices de homicídios, considerados altos demais.

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A mudança na SSP já era esperada no meio policial. O zum zum zum nesse sentido tem cerca de um mês, e inclui ainda mudança no comando da Polícia Civil. Depois de tirar a delegada Luci Mônica do cargo de Adjunta da SSP, ela foi substituída pelo delegado Acácio Júnior, o governador Renan Filho pode substituir o delegado geral, Paulo Cerqueira.

A decisão de mudar está ligada à insatisfação de RF com a piora dos índices de violência, situação que foi creditada à PC, que, por isso, estaria precisando de alterações.

Mas há quem diga que desde o início da gestão o secretário de Segurança, Paulo Domingos Lima Júnior, teria manifestado preferência pelo delegado Acácio. Além de destacar o bom trabalho que ele vem fazendo na PC, especialmente na Deic, Gecoc e nos municípios de Rio Largo e Barra de São Miguel, agrada a Lima Júnior o fato do delegado ter sido capitão da PM.

O governador ressaltou o bom trabalho que a delegada Luci Mônica realizou desde que assumiu o cargo, em abril do ano passado, apontando sua atuação na unificação das polícias alagoanas. Ela foi escolha do ex-secretário Alfredo Gaspar, após indicação do delegado Paulo Cerqueira.

O secretário Lima Júnior também elogiou a ex-adjunta, afirmando que “ela fez um excelente trabalho ao longo dos 12 meses em que esteve na secretaria”. Ele explicou a mudança como uma necessidade comum à gestão de segurança pública. “Temos que oxigenar as equipes. É tanto que recentemente fizemos mudanças nos comandos de batalhões da Polícia Militar” – afirma o secretário.

Há ainda quem avalie que RF quer prestigiar todos os grupos da Polícia Civil. A delegada Luci ganhou força na estrutura da instituição por sua ligação com o ex-delegado Marcílio Barenco, que teve passagem polêmica pela PC alagoana.

A ela, garantiu o governador, serão dadas outras tarefas, especialmente na área de promoção da paz.

Já o secretário Lima Júnior negou mudanças na delegacia geral da Polícia Civil. Segundo ele, o delegado Paulo Cerqueira está correspondendo à confiança do governador e dele próprio, além de ter uma atuação eficiente no cargo.

Ao anunciar a substituição na SSP, o governador Renan Filho revelou que vai intensificar as ações da polícia judiciária, investindo principalmente nas delegacias de combate ao Narcotráfico e na Homicídios.

Deixe o seu comentário