18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

A sociedade não ligou, mas bancária sentiu na pele os efeitos da reforma trabalhista

Foi exatamente para isso que Temer e aliados aprovaram a reforma

A sociedade brasileira começa a sentir o peso das mudanças patrocinadas pela maioria dos políticos brasileiros, a partir da derrubada do governo Dilma Rousseff e a ascensão de Michel Temer, no aspecto dos direitos  suprimidos.

Se quase ninguém liga para as constantes violações dos direitos humanos especificamente, nada mais emblemático para ilustrar as mudanças vividas na atualidade como o caso da bancária que processou o banco e foi condenada por um juiz a pagar R$ 67,5 mil ao Itaú. E o banco só desembolsou R$ 7,5 mil.

Sinal dos tempos. E tem tudo para piorar ainda mais.

O caso da bancária aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda,  quando um juiz usou as novas regras da legislação trabalhista para julgar uma ação de 40 mil reais da ex-funcionária do Itaú, que reclamava horas extras, entre outras situações vividas de forma abusiva em seu local de trabalho.

Quem já trabalhou em banco sabe muito bem o nível de exploração a que são submetidos seus funcionários. Fora o estresse e constantes casos de assédio moral.

Mas,  a decisão do magistrado – que segue as novas regras – mostra que agora o coco é outro. E, se normalmente, na relação capital e trabalho a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, daqui para frente teremos o salve-se quem puder. E quem pode mais estará rindo à toa.

Foi exatamente para isso que o governo Temer e seus aliados no Congresso fizeram a chamada Reforma Trabalhista. Direitos, daqui para a frente não serão reconhecidos. A proteção que o trabalhador tinha antes da lei, hoje já não tem mais.

Isso, como não foi entendido pela maioria da sociedade à época da votação da reforma no Congresso, será entendido a partir de agora com a prática da lei. Ou quando bater na própria pele.

Fazer o quê cidadão?

A resposta todos têm e ela é meramente política. Afinal, a decisão que golpeou os direitos dos trabalhadores foi resultado de uma ação política.

Portanto, isso é da conta de cada um. Principalmente de quem tem o poder do voto

One Comment

Comments are closed.