16 de junho de 2016 • 6:28 pm

Economia

Alagoas tem melhor média de abertura de empresas em maio

Estado registra um crescimento do número de empresas de 11,4% em relação a abril

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Alagoas registrou a constituição, em maio, de um total de 1.875 empresas e a extinção de 801 negócios. O quantitativo de aberturas é 11,4% maior que o mês de abril e a melhor marca registrada no ano. Por outro lado, o número de extinções também aumentou 12,7% a em relação ao mês anterior.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o maior número de constituições ainda permanece entre os Microempreendedores Individuais (MEI) com 1.370 negócios, seguido pelas microempresas (ME) com 382 negócios registrados. As empresas de pequeno porte (EPP) e os empreendimentos considerados sem porte registraram a abertura de 72 e 51 empresas, respectivamente.

Novas empresas atiçam o mercado

Novas empresas atiçam o mercado

Quanto às extinções, os números seguem proporcionais aos de aberturas. Foram fechados 590 MEIs – segundo maior quantitativo de fechamento no ano para o tipo empresarial – 154 MEs, 41 empresas consideradas sem porte e 16 EPPs, este último possuindo o menor quantitativo do ano.

Ainda de acordo com os dados da Juceal, entre as cidades que mais constituíram negócios no mês de maio estão Arapiraca (168), Rio Largo (48), Palmeira dos Índios (45) e a capital do Estado, Maceió, com o maior número de aberturas, 825 empresas registradas. Nesse mesmo período, entre as cidades que mais extinguiram negócios, estão Maceió com 393 empresas baixadas, 12,6% a mais que em abril; Arapiraca (75), Penedo (22) e Marechal Deodoro (19).

Em relação ao registro de empresas por seção de atividade, o comércio predomina com 868 negócios abertos e 422 fechados. Outra seção que apresenta destaque no registro empresarial é o setor de indústrias de transformação, que registrou 161 negócios abertos e 65 baixados.

O total de empresas constituídas em maio é 9,3% maior que a média registrada no ano. Quanto ao quantitativo de extinções, o número registrado no mês é superior 8% em relação à média mensal de 2016.

Referência nacional, Alagoas conta com um dos menores prazos do país com relação ao registro de empresas, que pode ser realizado de forma totalmente online, podendo o processo ser deferido no prazo de até 48h.

 

Deixe o seu comentário