13 de outubro de 2016 • 1:40 pm

Eventos

Abes debate reúso das águas para o desenvolvimento do Estado

Evento está programado para a próxima segunda-feira na FIEA

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Na próxima segunda-feira (17), especialistas de várias partes do Brasil e também de outros países discutem em Maceió sobre o aproveitamento dos recursos hídricos na região no Seminário Reúso de Águas como Oportunidade para o Desenvolvimento Socioeconômico no Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Seção Alagoas, e parceiros. Ao longo do dia estão programadas cinco palestras no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

O evento é aberto aos profissionais, estudantes e demais interessados no tema.

Foz do Mundaú

Foz do Mundaú

O evento visa apresentar as experiências bem sucedidas e cases em andamento no Brasil sobre reúso para fins não potáveis e potáveis – direto e indireto. Serão debatidas as tecnologias disponíveis, questões regulatórias/legais, modelagens institucionais que podem servir de exemplo para o desenvolvimento de estudos no Nordeste.

Uma das apoiadoras do Seminário, a Braskem acredita e pratica a utilização consciente dos recursos naturais. Desde 2002, a companhia tem investido mais de R$ 250 milhões em projetos de eficiência hídrica, gerando resultados como reutilização de quase um terço da água consumida em suas unidades. Seu projeto Aquapolo, em São Paulo, por exemplo, é o maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e quinto maior do planeta. Da mesma forma, o projeto Água Viva, em Camaçari, é o maior sistema de reúso de água na indústria da Bahia, que possibilita a reutilização de água pluviais e efluentes tratados.

As inscrições serão feitas no dia do evento, no próprio auditório da Fiea (Avenida Fernandes Lima, 385, Farol), a partir das 8h30. A abertura do evento será às 9h, com palestras até às 17h. Como público alvo estão integrantes e entidades do setor produtivo, representantes e gestores de órgãos públicos, professores e estudantes universitários, pesquisadores e sociedade em geral.

Programação – A palestra de abertura será ministrada pelo diretor da Abes nacional, Álvaro Menezes, com o tema “Visão geral sobre oportunidades de reúso no Nordeste brasileiro”, seguido por “Desafios e experiências no Brasil”, conduzida pelo diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água, Ivanildo Hespanhol. A programação matutina será encerrada por Alexander Fortin, representante da empresa Ch2m Hill, trazendo o “Cenário nacional e mundial sobre reuso”.

À tarde, o advogado Fernando Marcato debate os “Aspectos legais sobre reúso de águas”. E por fim, o engenheiro Renato Ginani Ramos, da DOW Chemical Brazil, apresenta a palestra “Custos e tecnologias disponíveis” para encerrar o seminário de reúso de águas no Nordeste em Maceió.

 

Deixe o seu comentário