24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Ação civil pública garante exames neonatais em Palmeira

Defensoria Pública fez acordo com a maternidade que realizará todos os exames em 90 dias.

 

Maternidade fez acordo.
Maternidade fez acordo.

Uma ação Civil Pública, ajuizada em dezembro de 2014, que pedia efetividade do direito aos testes do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho nos recém-nascidos na Maternidade Santa Olímpia, no Município de Palmeira dos Índios, foi acatada pela justiça e os exames já estão sendo realizados. Para isso foi necessário um acordo entre a Defensoria Pública e a maternidade, que ficou com a obrigação de realizar todos os exames no prazo de 90 dias.

O defensor público responsável pala ação,  Fabio Ricardo Albuquerque de Lima, constatou, durante inspeção realizada no início do mês, que a maternidade vem realizando adequações em seu espaço físico para realizar todos os exames de triagem neonatal. De acordo o defensor, os recém-nascidos já estão sendo submetidos aos exames do pezinho, olhinho e coraçãozinho. E, quanto ao exame da orelhinha, a direção da maternidade informou que está finalizando as adequações físicas necessárias para que o referido exame também seja realizado no ambiente hospitalar.

Para o defensor, o acordo judicial e o efetivo cumprimento deste é importante para assegurar o direito a saúde dos bebês e o tratamento precoce, caso seja necessário. “O acordo judicial, obtido na ação civil pública, é de extrema importância por que assegura a realização de todos os exames acima referidos em todos os neonatos de Palmeira dos Índios e de toda a região, assegurando o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz”, comenta.