7 de março de 2017 • 5:34 pm

Cotidiano » Serviços Públicos

Ação da Defensoria obriga Prefeitura de Maceió a atender idosos

Idosos viviam nos abrigos do município sem assistência

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Após ação decisiva da Defensoria Pública Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Maceió resolveu criar um especial de atendimento aos idosos em abrigos da capital. O novo método foi apresentado nesta terça-feira, 7. A ideia da Defensoria é garantir atendimento prioritário e direito à saúde aos residentes nos abrigos.

Idosos vão receber atenção especial do município.

O município agora vai colocar duas unidades de saúde como responsáveis pelo acompanhamento dos idosos, sendo uma básica e outra de referência. De acordo com o sistema, quando um idoso necessitar de atendimento médico, o gestor do abrigo entrará em contato com a assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja marcada consulta ou encaminhamento para um especialista, quando necessário. Com isso, os idosos institucionalizados em abrigos terão acesso facilitado e prioritário à saúde.

De acordo com a Secretaria, nove unidades básicas de saúde e seis unidades de referência ficarão responsáveis pelos atendimentos das 13 instituições de longa permanência para idosos no município. Confira:

 

Abrigo Unidade de Básica de Saúde Distrito de Saúde
Casa do Pobre PAM Salgadinho Rolland Simon
Lar Filho do Divino Pai Eterno Durval Cortez Rolland Simon
Fraternidade Casa de Ranquines Durval Cortez Roland Simon
Abrigo de Idosos Maria Júlia Miranda São Vicente de Paula Pitanguinha
Abrigo São Vicente de Paulo Geraldo Melo PAM Bebedouro
Casa para a Velhice Luiza de Marilac Geraldo Melo PAM Bebedouro
La São Francisco de Assis José Tenório João Paulo II
Imaculada Conceição Hamilton Falcão Hamilton Falcão
Lar Evangélico Pastor Espiridião de Almeida Walter Lima Ib Gatto
Ass. De Acolhimento Mãe das Graças Jorge Duarte Ib Gatto
ONG Amigos em Missão Djalma Loureiro Ib Gatto
Lar Santo Antônio de Pádua Jorge Duarte Ib Gatto
Lar Bom Samaritano Walter Lima Ib Gatto

 

Na pressão – A ação municipal se deu em função da pressão exercida pela Defensoria Pública Estado que, no ano passado, por meio dos defensores Daniel Alcoforado, Fabrício Leão, Karina Basto, Othoniel Pinheiro e Carlos Eduardo Monteiro realizaram visitas de rotina em todos os abrigos para idosos do Município de Maceió e constataram diversas irregularidades, a exemplos de problemas estruturais, carência de assistência farmacêutica e de saúde, a ausência de profissionais de saúde, como psicólogos e fisioterapeutas e desorganização jurídica.

Diante dos problemas constatados, o Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública passou a atuar de maneira extrajudicial junto aos órgãos públicos responsáveis pelo bem-estar dos idosos em Maceió, a fim de encontrar soluções para os problemas.Após uma série de reuniões com as instituições de acolhimento e a saúde municipal, a Defensoria conseguiu o estabelecimento do novo sistema. O órgão continuará acompanhando a implementação do fluxo de atendimento e seus resultados e tomará medidas legais para garantia do direitos dos idosos, caso seja necessário.

Deixe o seu comentário