13 de julho de 2015 • 5:45 pm

Cotidiano

Adeal faz vacina assistida de bezerras contra brucelose

O produtor rural que não fizer a vacinação, além de ser obrigado a pagar multa, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA)

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

rebanhoTécnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promovem, às 9h desta terça-feira, 14, uma vacinação assistida de bezerras de três a oito meses contra a brucelose. A ação será realizada no Sítio Juazeiro, zona rural do município de Minador do Negrão.

“Vamos reunir mais de dez pequenos criadores da região. A iniciativa também tem a finalidade de conscientizá-los sobre a importância de combater a doença em Alagoas. Uma única dose vale para toda a vida do animal. Desde o dia 1º de julho, o criador só pode movimentar as bezerras – com até um ano de vida – se tiver feito a vacinação e declarado nos escritórios do órgão de defesa”, informou o diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima.

O produtor rural que não fizer a vacinação, além de ser obrigado a pagar multa, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e, consequentemente, circular com estes animais.

A vacina só pode ser comprada mediante apresentação de receita emitida por um médico veterinário cadastrado no Serviço Estadual de Defesa Agropecuária. Por se tratar de uma vacina “viva”, a aplicação nos animais deve ser feita por um veterinário ou por um vacinador que esteja devidamente capacitado e supervisionado por profissional habilitado.

Por sua vez, a vacinação será acompanhada por técnicos da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Palmeira dos Índios. Após a vacinação, o criador deve levar uma via do atestado de vacinação à unidade local da Adeal, fornecido pelo veterinário, para efetuar a declaração.

A brucelose pode causar aborto; nascimento de bezerros fracos; retenção de placenta; repetição de cio; descargas uterinas com grande eliminação da bactéria e nos machos a inflamação nos testículos.

A doença –A brucelose é uma zoonose – doença que acomete os animais e o homem – infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus.

Deixe o seu comentário