19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Alagoas bate recorde de medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Foram 87 estudantes de escolas públicas com medalhas de ouro, prata e bronze; dos quais 82 de unidades públicas de ensino

Alagoas teve 87 medalhistas na 13ª edição da Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado na terça-feira (22) no site da competição.

Das 87 medalhas obtidas, 82 são de alunos da rede pública e cinco das escolas privadas – que, este ano, participaram pela primeira vez da Olimpíada.

A OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Aplicada (IMPA) que, em Alagoas, é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e das secretarias municipais. Ela visa estimular o interesse pela disciplina e revelar talentos na área.

Destas 87 medalhas conquistadas pelo Estado, são 4 ouros, 8 pratas e 75 bronzes. Dos 4 ouros, três são do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, com os alunos Leonardo Silva Marinho (ouro também em 2016), Jonatas Marinho e Rafael do Nascimento e um de João Rafael de Azeredo, do Colégio Santa Úrsula.

A OBMEP teve ainda 374 Menções Honrosas – quando aluno chega perto de obter uma medalha e – premiações para 19 escolas e 17 professores da rede pública. Segundo o coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, o Estado teve um recorde de medalhistas nesta edição, com 60% dos municípios premiados com pelo menos uma Menção Honrosa.