12 de julho de 2016 • 7:57 pm

Turismo

Alagoas amplia participação de municípios no mapa do turismo brasileiro

Os municípios inseridos passaram por capacitações para atender bem ao turista

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O Estado de Alagoas ampliou o seu espaço no novo Mapa do Turismo brasileiro, confome dados reveldos pelo Ministério do Turismo. Agora 28 municípios estão inseridos nesse contexto e terão mais facilidades de pleitearem recursos para o setor junto ao governo federal.

Nosso potencial turistico

Nosso potencial turistico

As cidades alagoanas presentes no novo mapa se dividem em cinco categorias, de caordo com a configuração estabalecida pelo Ministério. Os critérios utilizados se baseiam diretamente no interesse dos municípios pelo fomento de atividades turísticas que influenciem diretamente a economia da região.

Cada município precisava ainda entregar a mínima documentação necessária para estar presente no novo mapeamento, além de possuir um órgão específico responsável pela organização das atividades relacionadas ao turismo. Os documentos exigidos eram a Lei Orçamentária (com recursos voltados ao turismo) e um Termo de Compromisso por parte da Prefeitura.

Para o supervisor de estudos e pesquisas da Sedetur, Francis Hurst, os novos critérios de mapeamento usados pelo Ministério do Turismo são de suma importância para incluir somente aqueles municípios realmente compromissados com a atividade turística. “Os novos critérios buscam, sobretudo, otimizar os recursos para aquelas regiões que realmente queiram integrar o novo Mapa Turístico do Brasil”, disse.

Todos os 102 municípios alagoanos passaram por capacitações para que fossem incluídos entre os aptos a fazer parte do mapa, porém somente 28 conseguiram apresentar a documentação necessária e se enquadrar nos critérios exigidos.

Deixe o seu comentário