9 de outubro de 2015 • 9:37 am

Cotidiano

Alagoas perde um icone da cultura brasileira. Morreu Beto Leão

Morreu Beto Leão. Alberto Leão Maia, mais conhecido como Beto Leão, nasceu em Quebrangulo, agreste alagoano, em 04 de maio de 1949. Filho de Arani Tenório Maia e Maria Elizabete…

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Morreu Beto Leão.

Beto Leão em noite de autógrafo.

Beto Leão em noite de autógrafo.

Alberto Leão Maia, mais conhecido como Beto Leão, nasceu em Quebrangulo, agreste alagoano, em 04 de maio de 1949. Filho de Arani Tenório Maia e Maria Elizabete Leão Maia, cursou o primário em sua terra natal e o curso ginasial no Colégio Estadual de Alagoas, na capital.

Desenhista, pintor, ator, diretor de arte, cenógrafo e Secretário de Estado durante o governo Ronaldo Lessa (1999- 2000) foi um dos organizadores do 1º Festival de Verão de Marechal Deodoro.

Trajetória Nacional – Em 1971, muda-se para o Rio de Janeiro. Lá atuou na Redes Globo e na TV Manchete. Nesta última, dirigiu as novelas Kananga do Japão, Amazonas e Helena. Em São Paulo, trabalhou no SBT, realizando as novelas Éramos Seis, As pupilas do Senhor Reitor e Sangue do meu sangue.

Em 2004, produziu e atuou como cenógrafo, figurinista, iluminador e criador da trilha sonora do espetáculo “Graciliano, um brasileiro”, dentro do projeto Alagoas de Corpo e Alma, que representou o nosso estado em vários estados do nordeste e sul do país.

Com trânsito livre entre Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, Beto leão destacou-se pela excelência com a qual desenvolveu trabalhos que se tornaram referências nacionais também no domínio da televisão e do cinema, tendo sido ator,cenógrafo,figurinista e diretor de arte.

Das produções cinematográficas de destaque tem participação nos filmes Joana Francesa (1973) e Xica da Silva (1976), dirigidos por Cacá Diegues; Tenda dos Milagres (1977) dirigido por Nelson Pereira dos Santos e A Ilha dos Escravos (2008) dirigido por Francisco Manso.”

Deixe o seu comentário