22 de janeiro de 2016 • 10:16 am

Interior

Alagoas tem quatro cidades entre as que mais geraram emprego em 2015

Arapiraca ocupa o 4º lugar no ranking nacional, segundo dados do Caged. Os municípios de Porto Calvo, Colônia Leopoldina e Atalaia também estão na lista.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Setor de comércio tem participação significativa nos números positivos (Foto: Divulgação)

Setor de comércio tem participação significativa nos números positivos (Foto: Divulgação)

Alagoas tem quatro cidades no rol das 50 que mais geraram emprego no país, no ano de 2015. O município de Arapiraca ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com 2.076 vagas abertas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ficou atrás apenas de Canaã dos Carajás (PA), que gerou 2.801 novos postos de trabalho;  Pontal do Paraná (PR), com 2.265 vagas ofertadas; e Matão (SP), com 2.110 novos empregos.

As outras  cidades de Alagoas são Porto Calvo, na 16ª posição, com 1.044 vagas; Colônia Leopoldina, na 40ª posição, com 586 vagas, e Atalaia, em 42º lugar, com 584 novos postos preenchidos em 2015.

A cidade de São Paulo foi a que mais demitiu. Fechou o ano de 2015 com quase 140 mil postos de trabalho a menos, segundo o Caged. Em seguida vêm Rio de Janeiro, com 82,7 mil cortes, e Belo Horizonte, com 68,4 mil vagas fechadas. Alagoas não tem nenhuma cidade entre as 50 que mais demitiram no ano passado.

No geral, o país fechou o ano de 2015 com um déficit de 1,54 milhão de empregos formais, em relação ao número de contratações, segundo informou o MTE. Foi o pior resultado nos últimos 24 anos – desde 1992, quando teve início a contabilização dos empregos formais pelo governo.

O cenário acontece em meio à forte crise econômica e política que afeta o país; com a inflação na casa dos dois dígitos – fechou 2015 em 10,67%); e em meio aos novos aumentos implementados pelo governo sobre a já pesada carga tributária brasileira.
CAPACITAÇÃO
No embalo da boa notícia, a Unidade do Senac, em Arapiraca, anunciou hoje que está ampliando o portfólio, para atender à crescente demanda, com oferta de novas vagas em cursos técnicos e vários níveis de capacitação para o mercado de trabalho. Há vagas de cursos nos segmentos de beleza, estética, gestão e comércio, educacional, comunicação, gastronomia, informática e segurança.

De acordo com a assessoria da instituição, o Senac Arapiraca está localizado na Rua Manoel Ferreira Brito, 69, no bairro Cavaco – telefone (82) 3521 4582 – e dispõe de instalações modernas, com laboratórios equipados e uma equipe de professores alinhada com as exigências do mercado de trabalho.  

Deixe o seu comentário