11 de Março de 2016 • 9:07 pm

Saúde

Alunos da Ufal promovem seminário sobre Toxicologia e Drogas

Organizado pelos acadêmicos do curso de Farmácia, evento está com inscrições abertas e será realizado nos dias 25 e 26 de abril

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Ilustração

Ilustração

Promovido pelos alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, o Simpósio Acadêmico de Toxicologia e Drogas de Abuso está com inscrições abertas e datas e local confirmados. Será nos dias 25 e 26 de abril, no Auditório Vera Rocha, no Centro Acadêmico de Saúde (CSAU), localizado no Campus A. C. Simões.

O simpósio é voltado, prioritariamente, para os acadêmicos dos cursos da área de saúde e se propõe a promover o debate entre especialistas e estudantes sobre os mistérios que se escondem por trás das chamadas drogas de abuso, abordando temas relevantes relacionados à farmacologia e toxicologia de drogas lícitas e ilícitas.

A expectativa da comissão organizadora é de que o evento proporcione o intercâmbio de ideias e experiências, por meio de discussões de como tais conhecimentos podem ser adotados no contexto da saúde no Brasil.

A ideia é promover conhecimentos teóricos, relatar vivências pessoais e proporcionar a oportunidade para diálogos, reflexões e atualização do conhecimento, por meio de palestras e mini-cursos que irão contribuir fortemente na formação continuada de alunos de diferentes áreas das ciências da saúde.

A programação contempla palestras e mini-cursos a partir de temas como “As complicações cardiovasculares induzidas pelo abuso de drogas ilícitas”, com palestra da Dra. Êurica Adélia Nogueira (Esenfar/UFAL);  “Métodos de preparação e determinação de substâncias ilícitas usando HPLC, LC-MS e GC-MS”, com palestra do Dr. Ticiano Gomes do Nascimento; “Glicose, drogas e rock’n’roll: metabolismo cerebral na drogadição”, com palestra da Dra. Adriana Ximenes da Silva (ICBS/UFAL);  além do mini-curso sobre “O uso não médico de psicoestimulantes em universitários: da farmacologia a toxicologia”, com palestra de Dra. Eliane Aparecida Campesatto (ICBS/UFAL), fechando o primeiro dia (25).

No segundo dia, os participantes trabalharão temas como “Maconha e Canabinoides: da droga ao farmaco e seus impactos psicossociais”, com palestra de Dra. Maria Aline Barros Fidelis de Moura (Esenfar/UFAL); e “Suplementos alimentares: da terapêutica à toxicidade”, com palestra de Max Denisson Maurício Vioana (ICBS/Ufal).

Para participar das palestras e um mini-curso, a inscrição custa R$ 40,00; para as palestras e dois mini-cursos, estão sendo cobrados R$ 50,00.

Informações e inscrições no endereço eletrônico do evento: http://simposioacademico.wix.com/toxicologiaedrogas

Deixe o seu comentário