28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Alunos do Senai/AL desenvolvem ‘pimenta rosa’ a partir da semente de aroeira

Alunos do Senai/AL desenvolvem ‘pimenta rosa’ a partir da semente de aroeira

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) desenvolveram um novo produto a partir das sementes de aroeiras plantadas organicamente na região do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, na parte alta de Maceió.

A pesquisa feita pela turma do Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, unidade do Senai localizada no Tabuleiro do Martins, concluiu que as sementes podem ser comercializadas como “pimenta rosa”, de sabor adocicado e suavemente picante, e com alto valor agregado para a comercialização.

Matéria-prima é semente das Aroeiras que crescem no antigo Distrito Industrial

As aroeiras estão na região do Polo Multissetorial há vinte anos e, até então, não tinham sido percebidas como um potencial produto para o mercado. Os instrutores do Senai/AL logo lançaram um desafio: os alunos precisavam pesquisar sobre a pequena semente de cor rosa que nascia, em cacho, nos pés de aroeira da região.

Pouco depois, os estudantes trouxeram para a sala de aula os resultados das pesquisas de campo: descobriram diversas aplicações e benefícios que a semente de cor rosada poderia ter.

Produto criado na Escola do Senai tem valor comercial

Somando os conhecimentos aos de marketing, os alunos receberam treinamento sobre o processamento de alimentos, bem como a conscientização da importância da higiene durante esse processo. Aprenderam, também, todos os procedimentos técnicos relacionados ao produto, da colheita, pré-seleção e lavagem até a comercialização.

Como resultado da experiência, o produto pronto para a comercialização foi criado em um display projetado exclusivamente para o acondicionamento das embalagens de Pimenta Rosa, para valorizar o resultado. Esse é mais um exemplo da aplicação prática da metodologia Senai por competências associadas à prática dos Projetos Integradores, envolvendo, além da área de Gestão, as áreas tecnológicas de Alimentos, Plástico e Marcenaria.