26 de outubro de 2015 • 4:38 pm

Blogs » Marcelo Firmino

Apesar do bombardeio, Lula lidera pesquisa do Ibope para presidente

No item rejeição os candidatos citados praticamente se equivalem.

Por: Marcelo Firmino
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A julgar pela pesquisa do Ibope divulgada nacionalmente nesta segunda-feira, 26, o ex-presidente Lula continua sendo o maior líder popular deste País.

Imagine que, com todo bombardeio que ele e o Partido dos Trabalhadores têm sofrido na mídia, Lula aparece liderando a pesquisa para Presidente da República.

Luis Inácio da Silva Lula também tem maior rejeição, mas o curioso é que a rejeição de todos os outros candidatos citados na pesquisa é altíssima. Isso, na verdade, demonstra a contrariedade da população com a classe política, independentemente de filiação partidária.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas aptas a votar em 140 municípios brasileiros de todas as regiões. A pesquisa, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, tem um nível de confiança de 95%.

Quando a pesquisa perguntou em quem o eleitor votaria hoje com certeza, ele respondeu da seguinte forma:

Lula – 23%

Aécio Neves – 15%

Marina Silva – 11%

José Serra – 8%

Geraldo Alckmin- 7%

Ciro Gomes – 4%

O detalhe é Aécio, Serra e Alckmin, todos do PSDB, estão no exercício de seus mandatos. Os dois primeiros, senadores, e o terceiro, governador de São Paulo.

Marina, da Rede, e Ciro Gomes, do PDT, assim como Lula, estão sem cargos eletivos.

Isso por si só fortalece a tese de que Lula é duro na queda. Por isso mesmo, os tucanos tentam tirá-lo da disputa desde já. Mas os números revelam ainda que a oposição capitaneada pelo PSDB perdeu o rumo, o prumo, no mar de incompetência das estratégias lançadas para desgastar o governo federal e, claro, o próprio ex-presidente da República.

A essa altura do campeonato, a pesquisa deu novo alento à militância do PT e elevou a autoestima do partido que vem sofrendo a execração pública por parte da oposição e de segmentos aliados na sociedade brasileira.

Ah, a rejeição dos candidatos:

Lula 55%

Serra 54%

Alckmin 52%

Ciro 52%

Maria 50%

Aécio 47%

 

Deixe o seu comentário