28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

APL do mel recebe apoio do Banco do Brasil para equipamentos

Cerca de 80 apicultores da região norte serão beneficiados com os recursos do banco.

Produtores de mel apoiados pelo BB
Produtores de mel apoiados pelo BB
Por Andressa Alves

Após serem beneficiados com a aprovação do convênio para a construção da Casa de Mel, os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Litoral e Lagoas comemoram mais uma conquista.

Desta vez, o projeto elaborado pela Associação de Apicultores do Vale do Camaragibe (AAPVAC) foi contemplado com linhas de financiamento de R$ 100 mil pela Fundação Banco do Brasil, destinados à compra de equipamentos para a Casa de Mel

Atendendo ao Recurso de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil (DRS), o projeto prevê o avanço da atividade produtiva local por meio de um ambiente estruturado, munido de equipamentos e espaços que atendam às normas de regularização e políticas públicas que potencializem a comercialização e produção.

Além da Associação de Apicultores do Vale do Camaragibe, cerca de 80 apicultores das proximidades, divididos entre os municípios de Matriz de Camaragibe, Japaratinga e Porto Calvo, devem ser beneficiados com a aprovação do projeto.

Para a gestora do APL Apicultura, Daniela Virtuoso, a conquista funciona como motivação e oportunidade de desenvolvimento. “O projeto e a construção da Casa de Mel são de extrema importância para os produtores por trabalhar a região como um todo, atendendo as demandas comerciais e a estratégia de desenvolvimento econômico” enfatiza.

O atendimento ao setor turístico do litoral também deve ser impulsionado pela maior regularização da atividade, promovendo a inclusão do produto à rede turística local. A construção da Casa de Mel, oriunda de um convênio entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura), bem como a liberação do recurso para a compra de equipamentos, devem ser viabilizadas até o mês de novembro.

O APL Apicultura integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae.