4 de outubro de 2017 • 7:30 am

Interior

Arapiraca: Equipe de saúde bucal busca casos suspeitos de câncer

Feridas que não cicatrizam há mais de quinze dias, lesões brancas ou vermelhas e caroços são alguns dos principais indícios de câncer bucal

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na tarde desta terça-feira (3) a equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde Daniel Houly, que atende mais de duas mil famílias do Bairro Brasília e adjacências, realizou mais uma busca ativa de casos de câncer de boca entre usuários acamados, idosos ou que, de alguma forma, não possam se deslocar até aquela UBS.

Feridas que não cicatrizam há mais de quinze dias, lesões brancas ou vermelhas e caroços são alguns dos principais indícios de câncer bucal. Ascom/Arapiraca

Duas vezes ao mês, a equipe coordenada pela odontóloga Veugva Dionísio realiza visitas domiciliares onde são examinados em torno de quinze usuários.

Feridas que não cicatrizam há mais de quinze dias, lesões brancas ou vermelhas e caroços são alguns dos principais indícios de câncer bucal. Os tipos de pacientes mais suscetíveis a doença são os fumantes e usuários de próteses dentárias.

Apesar de não ter sido detectado nenhum caso durante o levantamento epidemiológico, a odontóloga afirma que nos casos suspeitos o usuário deve ser encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde serão avaliados e submetidos a exames mais complexos.

Havendo a confirmação, o usuário é direcionado aos centros de referência para iniciar o tratamento.

Deixe o seu comentário