20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Arapiraca: Perfuração de poços artesianos beneficia agricultores

Com a parceria da Prefeitura, cada agricultor atinge uma economia de, pelo menos, 50% do valor do poço, que geralmente tem um custo médio de R$ 12 mil

Com a iniciativa de levar água potável aos produtores rurais de Arapiraca, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente município utiliza uma perfuradora rotopneumática, que tem capacidade de perfurar poços artesianos na zona rural em até dois dias.

Perfuradora conclui um poço artesiano em até dois dias.

Em contrapartida, o proprietário da terra arca com a tubulação para revestir o poço, bomba, fiação e o óleo diesel para o funcionamento da perfuradora. Com a parceria da Prefeitura, cada agricultor atinge uma economia de, pelo menos, 50% do valor do poço, que geralmente tem um custo médio de R$ 12 mil.

Desde que foram iniciadas as perfurações, já foram contemplados produtores das comunidades Bonome e Cangandu, sem terem mais que recorrer a recavar suas cacimbas. O método de irrigação é um dos mais beneficiados com a perfuração dos poços.

Poço artesiano

Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento.