23 de Maio de 2016 • 11:47 pm

Cultura » Política

ARFOC mostra imagens dos fatos que marcaram Alagoas entre 2014 e 2015

Será aberta, amanhã, às 18h, a 1ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas, promoção da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas (ARFOC-AL). O público vai…

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

CARD CARTAZ ARFOC

Será aberta, amanhã, às 18h, a 1ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas, promoção da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas (ARFOC-AL). O público vai ver 52 fotografias e 13 vídeos. A mostra acontece de 25 de maio a 24 de junho, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Do sertão à cidade, as imagens retratam o que foi notícia em Alagoas entre os anos de 2014 e 2015. A mostra é um passeio pela memória, possibilitando uma leitura mais clara da atualidade.

Das águas do Rio São Francisco ao Riacho Salgadinho. Do futebol profissional ao futebol de várzea. Da casa improvisada ao entulho do que já foi uma moradia. Água e fogo. Vitória e derrota. Educação e a falta dela. Da fome ao alimento. Estão entre as temáticas abordadas nesta primeira edição.

O presidente da ARFOC-AL, jornalista Ailton Cruz, fala da importância da exposição para a história do Estado. “É necessário que as pessoas se lembrem do seu passado para construir o futuro. Por meio da fotografia e do vídeo contamos um pouco do que aconteceu”, diz. E continua: “E nada melhor do que contar a história num lugar tão simbólico como o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa)”.

E a exposição traz uma novidade: pela primeira vez, a Associação une a fotografia e vídeo num mesmo lugar. Os visitantes da mostra poderão assistir o trabalho de 13 repórteres cinematográficos que também mostram o que foi destaque na imprensa alagoana.

O vice-presidente da ARFOC-AL, Waldemir Soares, aprovou a iniciativa da associação. “Como repórter cinematográfico sinto-me representado nesta exposição. O vídeo é a fotografia em movimento e não poderia ficar de fora”, afirma.

A realização da exposição tem o patrocínio da Braskem. A empresa está presente nas manifestações culturais do Estado e não poderia ser diferente na 1º Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas. Para o gerente da Braskem, Milton Pradines, a mostra é um marco para Alagoas. “A fotografia e o vídeo estão presentes na vida de todos os alagoanos e não poderíamos deixar de apoiar. A Braskem se sente parte do projeto”, afirma Pradines.

A Mostra conta também com o apoio da World View, Museu Palácio Floriano Peixoto e da Secretaria de Estado da Cultura.

Serão mostrados trabalhos de Ailton Cruz, Adailson Calheiros, Dárcio Monteiro, Felipe Brasil, Felipe Camelo, Gilberto Farias, Gilvan Moreira, Guido Jr, Itawi Albuquerque, Jaime Fernandes, Jonathan Lins, José Feitosa, Lais Peixoto, Jorge Santos, Leo Villanova, Luiz Cunha, Lula Castello Branco, Marcelo Albuquerque, Marco Antonio, Pei Fon, Pinehas Furtado, Ricardo Ledo, Sandro Lima, Thalita Chargel, Thiago Sampaio, Waldson Costa.

Serviço:

1ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas

Quando: 25 de maio a 24 de junho – Abertura as 19h

Onde: Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa)

Local: Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa)

Praça dos Martírios, Centro.

Horário: 8h às 18h

 

Deixe o seu comentário