4 de junho de 2015 • 9:35 am

Bleine Oliveira » Blogs

Aumenta o desemprego no Brasil

A taxa de desemprego do Brasil subiu a 8,0% no trimestre encerrado em abril. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A taxa de desemprego do Brasil subiu a 8,0% no trimestre encerrado em abril. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o instituto, cada vez mais pessoas estão procurando, num mercado de trabalho marcado por corte de vagas e queda na renda.

No mesmo período de 2014 a taxa de desemprego havia ficado em 7,1%.

“Muitas pessoas estavam estudando e se qualificando até o ano passado. Mas com o poder de compra em queda, mais jovens e mais idosos estão voltando ao mercado de trabalho para compor renda familiar” – disse o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo.

Os setores que mais demitiram no período em comparação com o trimestre encerrado em janeiro foram construção, com corte de -288 mil vagas, e comércio, com redução de -176 mil postos de trabalho.

Já o nível de ocupação, que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, caiu a 56,3% nos três meses até abril, ante 56,7% no trimestre até janeiro.

O IBGE informou ainda que o rendimento real dos trabalhadores recuou 0,5% na comparação entre os dois períodos, para R$1.855. Também caiu 0,4% em relação a igual período do ano passado.

O mercado de trabalho vem desde o início do ano apresentando esgotamento, sucumbindo à fragilidade da economia, num quadro de inflação alta, juros elevados e aperto fiscal em curso, com contração econômica.

Em abril, o Brasil fechou 97.827 vagas formais de trabalho, pior resultado para o mês na série histórica, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Misericórdia!!

Informações da Reuters – do Rio de Janeiro/São Paulo

Deixe o seu comentário