21 de outubro de 2016 • 3:56 pm

Maceió

Autoescolas inovam na formação de condutores de veículos

Em Maceió quatro autoescolas aderiram ao projeto

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SINDCFC-AL), em parceria o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) dá início a implantação de um sistema inovador para formação de bons condutores  A partir de agora, o candidato a motorista e o seu examinador serão filmados durante as aulas práticas no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novo sistema de formação de condutores

Novo sistema de formação de condutores

O sistema de monitoramento eletrônico de aulas práticas de direção é a tecnologia que permite o monitoramento do carro de qualquer lugar, com o uso de GPS instalado no veículo do CFC. A inclusão deste item nos carros de autoescolas já está em fase de planejamento com a empresa paraibana Vsoft.

Com essa medida, Alagoas vai se adequar a Portaria 238 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Dessa forma, os Centros de Formação de Condutores se adequaram aos procedimentos para a obtenção da permissão para dirigir nas categorias “B”, “C”, “D” e “E” ou mudança de categoria. A regulamentação da Portaria 535/2016, foi publicada no Diário Oficial do Estado, em abril deste anoO

Implantação – Nas aulas práticas, as câmeras acoplada ao vidro dianteiro do carro serão as responsáveis pelos registros de como transcorre as aulas. Com isso, os alunos serão obrigados a cumprir toda carga horária determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Todos os Centros de Formações de Condutores (CFCs) terão que instalar câmeras de monitoramento nos automóveis usados em aula. O vídeo, que contará também com recurso de áudio estará disponível em um site onde o aluno poderá visualizá-lo e ter acesso às anotações do professor. Os instrutores, durante as aulas, farão as anotações em tablets –  com sistema de rastreio e bloqueio remoto – assinalando possíveis erros, acertos e dificuldades do futuro condutor.

Para elaboração do relatório de avaliação e sua transmissão, o instrutor de trânsito durante a realização de cada aula de prática de direção veicular, deverá coletar e validar a biometria digital ou facial do aluno para garantir segurança aos alunos e examinadores, além de diminuir qualquer tipo de fraude.

Piloto – Em Alagoas quatro projetos estão sendo implantados: a Auto Escola Vitória, em Marechal Deodoro, a Auto Escola Nobre, Santana do Ipanema, a Auto Escola São Pedro, em Atalaia, e a Auto Escola Alagoana, em Maceió. Essas quatro autoescolas já estão fazendo uso do projeto-piloto que permite realizar o monitoramento virtual de todo percurso das aulas práticas realizadas pelos alunos. Com o novo sistema de acompanhamento pedagógico o instrutor já fica possibilitado fazer uma análise da evolução do aluno a cada aula.

Deixe o seu comentário