24 de novembro de 2015 • 6:35 am

Política

Benedito de Lira que trazer Codevasf para as bacias do rios Paraíba e Mundaú

Projeto de lei do senador que tramita no congresso pode ser a salvação dos rios.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei de autoria do  senador Benedito de Lira (PP-AL), que inclui na área de atuação da Codevasf as três principais bacias hidrográficas de Alagoas: Jequié, Paraíba e Mundaú. Se aprovado, o projeto pode significar a salvação dos rios Paraíba e Mundaú. bem como dos rios que foram a lagoa de Jequiá.

Lira: pela ampliação da Codevasf

Lira: pela ampliação da Codevasf

A iniciativa pode gerar uma nova expectativa de desenvolvimento para as cidades ribeirinhas, consiederando que  Codevasf na atualidade assume serviços que antaigamente eram realizados pela Sudene e o DNOCS, órgãos federais que muito contribuíram para o desenvolvimento do Nordeste.

Como todos, esses rios estão comprometidos devido principalmente ao lançamento doe esgotos das cidades por onde passam. No caso dos rios Mundaú e Paraíba, a urgência é com a   revitalização das encostas e a restauração das matas ciliares.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), que é relator da matéria, optou por apresentar um substitutivo para inserir na pauta da CDR o PLC 68/2015, do deputado Zé Silva (SD-MG), que inclui a região do Vale do Rio Mucuri, em Minas Gerais, entre as áreas de atuação da Codevasf, que já atua no norte do estado. Pinheiro lembrou que a Codevasf, que inicialmente atuava somente no Vale do Rio São Francisco, teve ampliada sua área de jurisdição ao longo dos anos. A ampliação, explicou Pinheiro, ocorreu devido à implantação bem sucedida de diversos empreendimentos agroindustriais e agropecuários, para a utilização da água e do solo em regiões onde esses recursos são escassos ou de difícil aproveitamento.

Já o PLC 85/2015, de autoria do senador Roberto Rocha (PSB-MA) inclui as bacias do Munin e do Pericumã, localizados no Estado do Maranhão.

Deixe o seu comentário