29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Black Friday: Consumidores invadem as lojas em busca de promoção

É bom o consumidor ficar atento para não ser enganado pelo o que ficou apelidado de “Black Fraude”, com descontos maquiados

Após ampla divulgação de “grandes descontos” e promoções em todos os setores do comércio, conhecida como Black Friday, clientes em todo país puderam conferir as ofertas e descontos dados pelo comércio.

Em Alagoas, as lojas localizadas em shoppings em Maceió e no centro de Arapiraca, principal cidade do Agreste, ficaram lotadas logo após a meia noite desta sexta-feira (24).

Mas é bom o consumidor ficar atento para não ser enganado pelo o que ficou apelidado de “Black Fraude”, com descontos maquiados. Ao invés de reduções de preços, o que haveria na verdade é o “metade do dobro”.

Diante disso, recomendamos essas dicas na hora de comprar:

1) Analise seu orçamento

Nada de comprar produtos ou contratar serviços sem antes analisar se poderá pagar por aquilo. As coisas podem estar mais baratas, mas sua situação não mudou porque é Black Friday.

2) Lembre-se das contas do começo do ano

É uma época de muitas promoções, próxima do começo do ano que vem que tem imposto e material escolar para pagar. A recomendação é evitar as compras por impulso, pois podem prejudicar os pagamentos Natal, Réveillon e viagens.

3) Priorize o pagamento de dívidas

Apesar das ofertas tentadoras, quem está devendo deve priorizar o pagamento das dívidas. Se está devendo no cartão, para parentes e vizinhos, essa é sua prioridade, não a Black Friday. Nada de luxo

4) Foque no necessário

Você verá muitas ofertas atraentes, mas é preciso analisar se realmente precisa daquele produto para que ele não pese no orçamento depois. A dica é não comprar coisas que você não precisa só porque acha que está barato. Nossa economia está em um momento de evitar juros e endividamentos e começar a formar uma poupança.

5) Pesquise sobre o produto que quer comprar

Não basta saber apenas o que quer comprar. É preciso verificar também a qualidade do produto que está adquirindo. Isso evita receber algo com baixa qualidade e se arrependa depois.

6) Veja se o site é seguro

Antes de apertar o botão para concluir a compra, verifique se o site em que está adquirindo os produtos é seguro. A dica dos especialistas é analisar a reputação do site e conversar com quem já fez compras por ele.

7) Confira os prazos de entrega

Se você está planejando fazer as compras de Natal na Black Friday precisa ficar atento aos prazos. Às vezes, a pessoa faz as compras pensando no Natal mas, e neste período é muito comuum atrasos.

8) Verifique as formas de pagamento

O consumidor também precisa prestar atenção nas formas de pagamento. Nem sempre o parcelamento das compras é sem juros e nem sempre é preciso usar o máximo de parcelas para fazer um bom negócio.

9) Falsa promoção

Em alguns casos, o Procon já constatou a metade do dobro, que é quando os lojistas elevam os preços antes e dão desconto no dia da Black Friday simulando, falsificando um desconto”, alerta. Pra evitar ser enganado, o consumidor pode exigir do gerente ou do vendedor a nota fiscal contendo o preço da venda daquele produto em um prazo anterior para que possa comprar e verificar se o desconto é real