10 de setembro de 2015 • 10:54 am

Política

Câmara aprova janela para mudança de partido, mas aplicação é incerta

Interessados ainda aguardam definição de PEC no Senado sobre o tema

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Depois de restabelecer o financiamento pricado das campanhas eleitorais, os deputados federais aprovaram na Câmara, nesta quarta-feira, 09, uma  janela de desfiliação sem perda de mandato para os parlamentares insatisfeitos em seu partidos atuais. Mas, essa brecha só deverá valer em 2018.

No entanto, está tramitando no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que libera deputados federais e estaduais, e vereadores a mudarem de partido sem perder o mandato, por meio de janela a ser aberta por 30 dias, mas obrigatoriamente deve ser antes do dia 2 de outubro.

Em Maceió, aguardam ansiosamente essa janela os deputados federais, Cícero Almeira, insatisfeito no PRTB, Marx Beltrão (PMDB), que pretende ter um partido somente seu, e João Henrique Caldas que andas às turras com seu correligionário deputado federal Paulinho da Força, do SDD.

Ainda não é certa a aplicação da janela para as próximas eleições, em decorrência do tempo. Mas, há amplo corre-corre no Congresso de todos os interessados em aproveitar a janela da mudança. Os parlamentares sofrem inclusive a pressão dos vereadores que têm se movimentado de olho nas eleições vindouras.

 

 

Deixe o seu comentário