24 de junho de 2015 • 2:26 pm

Economia

Caminhos do São Francisco: nova coleção das bordadeiras de Penedo.

A coleção será lançada nesta quinta-feira no Hotel São Francisco.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Um trabalho diferenciado

Um trabalho diferenciado

Paisagens e vivências cotidianas da região ribeirinha são os principais temas da nova coleção de bordados Caminhos do São Francisco. A coleção será lançada nesta quinta-feira,25, pela Associação das Bordadeiras Pontos e Contos, em Penedo.

Assistidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Caminhos do São Francisco, 35 bordadeiras da cidade apresentam seu trabalho em 20 peças de vestuário, que através do bordado refletem a cultural local da região sertaneja. Elementos da caatinga e dos cânions do Rio São Francisco são identificados em saias, vestidos, blusas e saídas de praia que encantam pela singularidade do trabalho artesanal.

“Além de retratar nosso município, Penedo, gostaríamos de mostrar toda a localidade margeada pelo Rio São Francisco. Para isso, acrescentamos às peças características que abrangem a cidade de Piranhas, por exemplo, trazendo os aspectos principais da cultura local”, afirma a presidente da Associação Pontos e Contos, Francisca Lima.

Com o objetivo de promover a valorização do destino Caminhos do São Francisco, o incentivo à produção de artesanato demonstra, visualmente, a potencialidade das atividades turísticas, que vão além dos roteiros e passeios na região.

Segundo o gestor do APL Turismo Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho, o lançamento da coleção garante o reconhecimento do trabalho das bordadeiras.

“Temos o objetivo de trazer visibilidade às produções locais através da participação em eventos, divulgação dos produtos e das próprias artesãs, que fazem do artesanato seu meio de vida e sustento, fomentando também a atividade turística”, ressalta Mauro Coutinho.

O APL Turismo Caminhos do São Francisco é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae.

No total, 12 municípios alagoanos são atendidos pelo Arranjo: Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia e Água Branca.

 

Deixe o seu comentário