28 de agosto de 2015 • 4:21 pm

Política

Campanha reforça uso de crédito eletrônico para reduzir assaltos nos ônibus

Lançamento será nesta segunda-feira e trará como novidade a recarga de passagens via celular

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Bem legalUma campanha voltada para a redução dos índices de assaltos dentro dos coletivos urbanos de Maceió será lançada na próxima segunda-feira, às 9h, durante café da manhã no Hotel Jatiúca, marcando o início de uma ação conjunta entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado de Defesa Social e Ressocialização, o  Ministério Público Estadual e as empresas operadoras do sistema de transportes.

A ideia, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), é ampliar a venda de créditos eletrônicos com o uso do cartão Bem Legal reduzindo, dessa forma, a circulação do dinheiro dentro dos coletivos e os riscos para os trabalhadores do sistema e os mais de 400 mil passageiros que circulam diariamente como usuários do transporte coletivo de Maceió.

De acordo com a SMTT, os usuários do cartão Bem Legal representam, hoje, 60%, desses passageiros. Os outros 40% ainda pagam o transporte com dinheiro ao passar nas catracas. Segundo dados levantados pela Transpal junto aos órgãos de segurança do Estado (polícias Civil e Militar), somente em 2014, foram registrados 1.084 assaltos dentro dos ônibus na capital alagoana, o que deu uma média de quase 3 assaltos por dia. Neste ano de 2015, a média tem sido de dois assaltos por dia útil.

De acordo com recente estudo realizado com as empresas de ônibus que operam em Maceió, a maioria dos assaltos ocorre no momento do embarque, pela porta da frente, e a saída dos criminosos é feita pela mesma porta. Ou seja, 87% das ocorrências acontecem antes da catraca, evidenciando que o objetivo principal é o dinheiro obtido com as passagens.

“As vantagens do uso do cartão eletrônico são enormes. Além de ser a única forma de viabilizar a implantação do sistema de integração nos ônibus, já em fase de teste em algumas linhas, elimina também a necessidade de dinheiro, aumentando a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores. O sistema também aumenta a velocidade de embarque, permite o dimensionamento de demanda e facilita a gestão da informação para implantação de melhorias”, destaca o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

De acordo com o que foi divulgado no site da Prefeitura, o lançamento da campanha de segurança dentro dos coletivos terá a participação do prefeito Rui Palmeira, do secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar, do promotor do Ministério Público Estadual, Flávio Gomes, representantes das polícias Militar e Civil do Estado, da SMTT, do Sindicato dos Rodoviários de Alagoas e das empresas de ônibus.

Recarga pelo celular

Uma novidade que será anunciada durante o lançamento da campanha é a recarga de créditos de passagem para o cartão Bem Legal via aplicativo no celular. Técnicos da empresa responsável pela implantação da tecnologia nos celulares estarão no lançamento para uma breve apresentação sobre como será feita a recarga.

Atualmente ela é realizada em cinco postos da Transpal e nos guichês de autoatendimento em mais de 90 lojas de conveniência (mercadinhos, panificações, farmácias) dos bairros de Maceió.  O Cartão Bem Legal é gratuito e pode ser obtido pelos usuários nos postos de venda de créditos de passagem.

Deixe o seu comentário