19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Celulares irregulares habilitados no Brasil serão bloqueados em 2019

Aparelhos de operadoras de telefonia móvel em Goiás e no Distrito Federal serão bloqueados a partir do dia 9 de maio

Os aparelhos irregulares habilitados, chamados de “xing ling”, a partir de hoje (22) nas operadoras de telefonia móvel em Goiás e no Distrito Federal serão bloqueados a partir do dia 9 de maio. As prestadoras dos serviços iniciam hoje (22) os testes do sistema de bloqueio para avaliar sua eficácia.

Só em 2016, foram 13 milhões de aparelhos irregulares. Por essa razão, as operadoras pediram um prazo maior. As empresas temiam também aumento de reclamações dos consumidores e, consequentemente, a necessidade de dar mais treinamento às centrais de atendimento também são citados como um problema.

Só serão desativados os aparelhos ativados depois do início das notificações. Celulares que já estão ativos não serão derrubados. Aparelhos importantes, como os de marcas chinesas como Xiaomi e OnePlus, também não deixarão de funcionar em território nacional. Serão bloqueados apenas os celulares que não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. Esse banco de dados só pode ser acessado por fabricantes, operadoras e agências reguladoras.

A medida, aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será estendida a todos os estados até março de 2019, e tem o objetivo de coibir o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

Os usuários que já possuem aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o seu número. Segundo a Anatel, os celulares comprados no exterior continuarão funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora brasileira.