18 de agosto de 2015 • 10:02 pm

EVENTOS

Gastronomia alagoana contemporânea participa de festival em Minas Gerais

Cozinha do SuR será apresentada dia 29, durante a aula na Pousada Escola Senac e num jantar exclusivo no restaurante Via Destra

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Foto Felipe Brasil - Divulgação

Foto Felipe Brasil – Divulgação

Alagoas vai participar da 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), que acontece de 21 a 30 de agosto. Trata-se de um evento com foco na valorização da gastronomia brasileira e que reúne renomados chefs nacionais para expor pratos e ingredientes típicos de várias regiões do país.

Convidado a participar pela primeira vez do festival mineiro, o chef Sérgio Jucá, do restaurante SuR Arte Gastronômica (Maceió/AL), vai levar a sua gastronomia alagoana contemporânea, famosa pelas preparações inusitadas, mas sem perder a identidade regional, suas raízes e influências. “É uma grande alegria e satisfação ter a oportunidade de levar a cozinha nordestina para um dos principais eventos de gastronomia do Brasil”, comemora.

A primeira participação de Jucá vai acontecer no dia 29 de agosto, quando irá ministrar aula com o tema “A Revolução da Gastronomia Alagoana” na Pousada Escola Senac. O curso vai começar às 13h45 e terá capacidade para 60 pessoas. O chef vai mostrar um pouco das preparações mais famosas do SuR e porque elas estão chamando a atenção da cena gastronômica brasileira. Como não haverá inscrições prévias, os participantes entrarão por ordem de chegada.

No mesmo dia, o alagoano vai preparar, junto com o sócio e também chef Rubens Beltrão, um jantar exclusivo no restaurante Via Destra. O menu será em quatro etapas e harmonizado com vinhos e cervejas. De entrada, Vieiras gratinadas na própria concha e molho do Chef; o primeiro prato será Lagosta da Pajuçara com mingaupitinga e texturas de cebola roxa; como segundo prato, será servido peito de pato com feijão verde na nata e rapadura picante; finalizando a refeição, sobremesa de sorvete de coco com cuscuz de arroz, tartar de abacaxi com cachaça, creme inglês de leite de coco e hortelã fresca. Os interessados podem efetuar as reservas das 20h às 21h pelo site www.farturagastronomia.com.br.

Considerado um dos principais eventos de gastronomia do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia em Tiradentes é referência no setor e faz parte do Projeto Fartura, que já viajou 22 estados, percorreu quase 60 mil km e mais de 150 cidades, entrevistando cerca de 380 personagens da culinária brasileira. Todo o conhecimento desta viagem é disseminado em eventos, livros, programas de rádio e conteúdo para redes sociais.

Deixe o seu comentário