14 de julho de 2016 • 1:12 pm

CINEMA » Entretenimento » Interior

Cine Sesi traz a experiência do cinema de rua para o interior de Alagoas

Estreia acontece nesta sexta-feira (15), nos municípios de Senador Rui Palmeira e Canapi

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Cine Sesi Cultural em Jequiá da Praia - Foto Fernando VitralA experiência do cinema de rua estará de volta em Alagoas a partir desta sexta-feira (15). O Cine Sesi passará por 20 municípios alagoanos, rodando três longas-metragens e três curtas para a população, em suas praças e pátios principais. Em algumas cidades, também serão promovidas oficinas de “stop-motion”, uma técnica onde imagens estáticas são sequenciadas para formar movimentos.

Todas as sessões são gratuitas e a grande estreia acontecerá nos municípios de Senador Rui Palmeira e Canapi, de 15 a 17 de julho. Em Canapi, as sessões serão transmitidas na Rua Sônia Malta. Já as exibições em Senador Rui Palmeira, serão em frente à Igreja Matriz. A programação completa em todos os municípios podem ser conferidas no final da página.

Para que a experiência seja a mais parecida possível com as salas de cinema de grandes centros urbanos, os equipamentos de projeção e som são equivalentes e não deixam nada a desejar. Além disso, são colocadas cerca de 500 cadeiras, tapete vermelho e pipoca feita na hora.

Nesta edição, serão exibidos os curtas metragens Retirantes, Guida e Salu e o Cavalo Marinho. E os longas exibidos serão O Menino no Espelho, Que Horas Ela Volta e Divertida Mente.

A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente; filmes que caibam na indicação de todas as idades; filmes que priorizem não somente o divertimento dos espectadores, mas a formação de plateias inteligentes.

É a 11ª edição do Cine Sesi no Estado, envolvendo mais de 80 municípios e alcançando um público de mais de 820 mil pessoas. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira. Em 2016, o projeto está completando 15 anos.

“Em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez. A própria distribuição dos filmes sempre foi difícil. As salas foram ficando inviáveis financeiramente e acabaram fechando as portas”, contou Lina Rosa Vieira.

Oficina de stop-motion

O projeto também leva oficinas de cinema de animação  para algumas cidades contempladas no projeto. Os curtas produzidos pelos alunos são exibidos na telona, na sua cidade e em outras. Em Alagoas, estão previstas duas oficinas, que acontecerão nas cidades de Coruripe e São Miguel dos Milagres, já neste mês de julho.

“Queremos ir além da formação de plateia. Estamos plantando sementes e quem sabe, criar futuros trabalhadores da indústria do áudio-visual”, afirma Lina Rosa Vieira, curadora da iniciativa.

Programação: A partir das 18h

Filmes:

Curtas

Sex: Retirantes

Sáb: Guida

Dom: Salu e o Cavalo Marinho

Longas

Sex: O Menino no Espelho

Sáb: Que Horas Ela Volta

Dom: Divertida Mente

 

Confira o cronograma do Cine Sesi em Alagoas:

15, 16 E 17/07/2016                CANAPI E SENADOR RUI PALMEIRA

22, 23 E 24/07/2016                BATALHA E ROTEIRO

29, 30 E 31/07/2016                CORURIPE E COITÉ DO NÓIA

05, 06 E 07/08/2016                CAPELA E SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

12, 13 E 14/08/2016                COLÔNIA LEOPOLDINA E PAULO JACINTO

19, 20 e 21/08/2015                 BOCA DA MATA E SÃO JOSÉ DA LAJE

26, 27 E 28/08/2016                TEOTÔNIO VILELA E CAJUEIRO

02, 03 e 04/09/2016                 SÃO LUÍS DO QUITUNDE E PENEDO

09, 10 E 11/09/2016                RIO LARGO E PORTO CALVO

16, 17 e 18/09/2016                 MATRIZ DE CAMARAGIBE E SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

 

Deixe o seu comentário