27 de julho de 2015 • 6:27 pm

Política

Assembleia legislativa apresenta seu o novo Portal de Informações

Pela primeira vez, Legislativo alagoano vai disponibilizar dados dos servidores efetivos e comissionados

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

imageA Assembleia Legislativa avança no processo de modernização e transparência de suas ações e entrega à sociedade alagoana seu novo Portal de Informações. Com isso, a Mesa Diretora do Poder cumpre mais uma etapa dos compromissos assumidos. A partir de agora, para se ter acesso às informações do Legislativo basta digitar o endereço eletrônico: www.al.al.leg.br. A apresentação da nova ferramenta de comunicação ficou a cargo do diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia, William Giuliano. Durante o evento, o presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, observou que o novo portal marca o avanço da digitalização de todo o processo legislativo.

“Com isso, a Mesa Diretora disponibiliza ao cidadão, aos Poderes, à imprensa, aos órgãos classistas e à sociedade de um modo geral informações referentes à tramitação das matérias legislativas, à folha de pagamento da Casa e a posição de cada parlamentar frente aos mais variados temas de interesse público”, declarou Dantas, destacando a parceria com o Senado Federal no processo de construção do novo Portal de Informações.

A implantação da nova ferramenta virtual aconteceu seis meses depois que o Ministério Público Estadual de Alagoas obteve, na justiça, a determinação para que a Assembleia divulgasse informações referentes às próprias despesas no Portal da Transparência.

O chefe do Legislativo ressaltou ainda algumas metas já alcançadas, a exemplo da reativação do Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal, por meio do qual foi possível colocar em prática a Escola do Legislativo, podendo, assim, ofertar cursos de qualificação aos servidores da Casa e, ainda, a criação da Ouvidoria. “O ouvidor terá o papel de representar os anseios do cidadão no cotidiano desta Casa, tendo o Portal como ponto de convergência”, destacou Luiz Dantas.

O diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia, William Giuliano, considerou o lançamento do site do Legislativo um marco no processo de transparência nas ações do Poder, pois entra em conformidade com a Lei de acesso à informação. “A Casa vai poder mostrar para todos os alagoanos que queiram informações a respeito da Assembleia de Alagoas, por exemplo, sua movimentação financeira – quanto recebe e quanto gasta –, quantos e quais são os servidores efetivos e comissionados, entre outras coisas”, destacou Giuliano.

O 1º vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), o 1º secretário, deputado Isnaldo Bulhões (PDT), o 2º secretário, deputado Edval Gaia (PSDB), a deputada Jó Pereira (DEM) e os deputados Carimbão Júnior (PSD) e Rodrigo Cunha (PSDB) também estiveram presentes ao evento.

A construção do novo Portal de Informação envolveu diversos setores do Legislativo, como as diretorias de Comunicação, de Apoio Legislativo, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação, num trabalho realizado em parceria com o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal. A ferramenta também irá ofertar a tramitação das matérias em apreciação pelos deputados estaduais.

Deixe o seu comentário