19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Governo

Com incentivos do Prodesin, empresas vão gerar 400 empregos em Alagoas

Decretos foram assinados pelo governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, assinaram nesta sexta-feira (12) a concessão de incentivos fiscais a mais quatro empresas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin). Juntas, elas devem gerar, aproximadamente, 400 empregos entre diretos e indiretos em Alagoas.

Os decretos foram assinados durante solenidade realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. “O Prodesin é o principal programa de incentivo fiscal de Alagoas e um dos mais competitivos do Brasil, por isso as empresas vêm pra cá. Algumas delas recebem incentivo locacional, ou seja, o Estado doa o terreno para a instalação; outras têm o incentivo fiscal: o Estado retira até 92% do imposto a pagar (ICMS), dependendo do número de empregos gerados. O Estado também concede incentivos aos hotéis. Alagoas, aliás, é um dos poucos Estados do Brasil que possuem incentivos para a rede hoteleira”, disse Renan Filho.

Empresas

Os benefícios assinados nesta sexta-feira vão garantir a instalação das empresas Inovaplast, Braf Empreendimentos Hoteleiros e uma nova linha de produção da multinacional brasileira Tigre Tubos e Conexões, com incentivos fiscais. “Essa é a nossa segunda unidade instalada e um passo a mais para trazermos novos investimentos para Alagoas”, revelou o diretor da Tigre Tubos e Conexões, Alencar Lehmkuhl. Já a Alepack Indústria e Comércio de Plásticos contará com incentivos fiscais e locacionais.

“A concessão dos incentivos demonstra, primordialmente, que o Governo do Estado caminha na velocidade da iniciativa privada, concedendo, de forma célere, todos os aparatos necessários para o desenvolvimento econômico de Alagoas, por meio da atração de novas empresas e da geração de emprego e renda para centenas de alagoanos, beneficiados, diretamente, pelas ações do Estado”, acrescentou o secretário Rafael Brito.