31 de Janeiro de 2017 • 9:15 am

Carnaval

Com Patusco, Bloco Amigos do Rei retorna ao carnaval de Maceió dia 18

Bloco volta a desfilar na rua com os amigos da Confraria do Rei

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Por Eduardo de Albuquerque Silva 

O tradicional Bloco Amigos do Rei, após uma pequena pausa nos desfiles, para a alegria de seus foliões, volta este ano para a avenida. A grande novidade para as prévias carnavalescas deste ano é a realização do desfile na orla de Pajuçara atraindo um público de mais de trinta mil pessoas de forma gratuita e de 2.000 vestindo as camisas comercializadas a preços populares, proporcionando toda a infraestrutura artística, técnica e operacional para as apresentações das mais diversas manifestações populares e culturais com foco principal no frevo e no samba.

Bloco Amigos do Rei, dia 18 na aveinda.

Para voltar em grande estilo, este ano o Bloco Amigos do Rei homenageia os 100 anos do Samba no Brasil, reconhecido como patrimônio cultural imaterial, ao trazer para Maceió a Banda Patusco de Olinda, famosa por tocar o batuque do samba, relembrando o adorado estilo musical das grandes escolas de samba do País.

HISTÓRICO- O bloco surgiu em 2001, no bairro do Poço, por iniciativa dos frequentadores da Confraria do Rei, que desejavam o retorno dos bons carnavais de Alagoas, ao som de marchas, frevos e sambas.

Sob a liderança de Reinaldo Ferreira de Sá, proprietário da Confraria, ex-jogador de futebol, o bloco decidiu ir às ruas nas prévias carnavalescas de Maceió.

Assim, nasceu o Bloco Amigos do Rei, que em seu primeiro ano arrastou uns 100 (cem) amigos e amigas do Reinaldo, o conhecido Rei. Com um mini trio elétrico desfilaram pelas ruas do bairro do Stº Eduardo.

Nos anos subsequentes do bloco foi crescendo a adesão de novos foliões. A marca das músicas tradicionais dos carnavais de rua foi se alastrando e crescendo o número de pessoas querendo desfilar no bloco.

Em 2005, o Rei resolveu dar um salto de qualidade no Bloco Amigos do Rei. Decidiu aumentar a quantidade de camisas postas á venda para suprir as despesas, melhorar a qualidade das mesmas e expandir o bloco para além das portas da Confraria.

A partir daí, a população do Cj. Stº Eduardo, no bairro do poço, passou a ter o bloco para “chamar de seu”. Ainda assim, o bloco transcende em muito quaisquer limites demográficos, contando com foliões de todas as regiões de Maceió.

Já em 2005, o sucesso foi retumbante. O bloco desfilou com mil foliões com camisas e arrastando outros mil na pipoca. Nos anos seguintes, o bloco só fez crescer, passando a utilizar duas orquestras de frevo e se posicionando entre os maiores blocos de Maceió.

SERVIÇO – Aqueles que ainda não adquiriram o bilhete para participar do melhor bloco do Pre-Carnaval de Maceió ao som do Patusco, já podem fazê-lo nos Pontos de Venda: Confraria do Rei, Arena das torcidas (shopping farol ou Amélia Rosa) e Viva Alagoas (quiosque no Maceió shopping). A partir do dia 17 de Janeiro as camisas já estarão disponíveis para entrega na confraria do Rei para os que desejarem costumizar.

Deixe o seu comentário