29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Comercialização do artesanato alagoano supera R$ 600 mil em 2017

Governo de Alagoas credita crescimento como resultado do Projeto Alagoas Feita à Mão

Através do projeto Alagoas Feita à Mão, que incentiva e fortalece a cultura e o empreendedorismo artesanal local, foram comercializados R$ 626.533 mil em feiras e eventos ao redor do país, no ano de 2017 para o artesanato alagoano.

A Feira Nacional do Artesanato (Fenearte), realizada em Pernambuco, e a Feira Nacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, estão entre os principais eventos que contam com a participação de artesãos alagoanos, onde a diversidade em tipologias e peças são destaque entre os visitantes.

Pensando em fortalecer a parceria entre o Governo e os artesãos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) é a representante Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), responsável pela emissão da carteira do artesão, documento que reconhece o profissional e garante a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas.

Além das feiras nacionais, a Sedetur viabiliza a comercialização dos produtos em eventos locais, como a Virada Cultural, que aconteceu em setembro e festejou os 200 anos de Alagoas; o 3º Festival Pôr do Sol Cultural e a exposição Alagoas Feita à Mão, realizados no mês de outubro. O Caminhão-Loja Itinerante também já é levado, tradicionalmente, para receber os dos turistas que chegam ao Porto de Maceió durante a temporada de navios.

Alagoas Feita à Mão

O Programa Alagoas Feita à Mão estrutura ações voltadas à valorização e comercialização do artesanato. No programa, existem ações como: abertura de editais para participação em feiras e eventos; Sinalização das oficinas e ateliês dos profissionais de diversos municípios, para identificar como espaço de produção artesanal; Lançamento da linha de presentes institucionais.