15 de agosto de 2015 • 1:57 pm

Cotidiano

Comunidades quilombolas debatem inclusão social

Encontro acontece no povoado Muquém, em União dos Palmares

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Debate sobre a cultura quilombola

Debate sobre a cultura quilombola

Comunidades quilombolas e agentes públicos estão reunidos em União dos Palmares no  I Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas. O evento foi criado para fomentar estratégias culturais e consolidar ações para a comunidade negra e de matrizes africanas.

O evento organizado pelo governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de União, acontece no povoado Muquém e será encerrado neste domingo.

Segundo a Secretária de Cultura, Mellina Freitas, esta é uma demanda antiga deste seguimento e o governo resolver voltar seu olhar para as causas sociais envolvendo as comunudades afros existentes no Estado.

Para a secretária, as questões sociais de matriz africana devem ser tratadas como questões de governo. Neste sentido considera que esse debate deve ser permanente e as discussões do encontro devem ter continuidade durante todo o ano, para que sejam realizadas ações efetivas e voltadas às necessidades reais dos alagoanos..
Para a ialorixá Mãe Miriam, o encontro é um marco para a formação de sociedade mais participativa, além do mapeamento das demandas e enfrentamento pontual. “Hoje estamos reunidos num grande quilombo, neste símbolo de resistência cultural afro-alagoana. Vamos nos unir, respeitar, amar a Deus sobre todas as coisas”, disse.

Deixe o seu comentário