8 de junho de 2016 • 11:01 am

Cultura

Concurso de quadrilhas Forró e Folia começa no sábado

De acordo com a Liga das Quadrilhas Juninas, 42 grupos devem se apresentar

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Começa no próximo sábado (11), no Ginásio do Sesi do Trapiche da barra, em Maceió, o Concurso de Quadrilhas Juninas Forró e Folia, organizado em sistema de parceria entre Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), TV Gazeta e Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas. A programação envolve, também, concurso de Coco de Roda, uma das principais manifestações culturais de Alagoas e a participação de grupos de quadrilha da capital e do interior do Estado.

Forró e Folia 2015. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Forró e Folia 2015. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

De acordo com o presidente da Liga, Erivaldo Martins, 42 grupos devem participar do concurso, separados em 1ª e 2ª divisões.

“Na primeira divisão, contaremos com 24 quadrilhas, sendo 10 delas de Maceió e as demais vindas de cidades como Igaci, Penedo, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, entre outras”, informa. As apresentações para a disputa de troféus para as três primeiras colocadas, acontecerão das 19h às 23h, no período de 11 a 23 de junho, encerrando com a disputada final do título de campeã.

No caso das 18 quadrilhas da 2ª divisão, a disputa será realizada nas noites de 24 a 29 de junho, também no mesmo horário. Devem participar, ainda segundo Erivaldo, grupos de todas as regiões de Alagoas, vindos de cidades como Arapiraca, Satuba, Pilar, Ouro Branco e Maragogi. “Como estabelecido pelo concurso, os quatro primeiros colocados da segunda divisão sobem para a primeira e os quatro últimos colocados da primeira, descem para a segunda”, ressalta o presidente da liga, entidade formada em 2003, ano que teve início a realização do tradicional concurso Forro e Folia.

“Lembramos que todas as quadrilhas são estilizadas. Apesar de ser mantido alguns passos tradicionais do folguedo, trabalhamos com temáticas futuristas. Mesmo sem recursos, devido a crise econômica que todo o país enfrenta e que tem impedido, por exemplo, aos grupos conseguirem apoio em seus municípios de origem até mesmo para o transporte a Maceió, acreditamos que o concurso vai ser maravilhoso”, enfatiza o presidente.

Para o concurso de Coco de Roda, que deve acontecer entre dos dias 14 e 16 e 20 e 21, também são aguardados grupos de diversas cidades do Estado, embora a maioria seja de Maceió, onde o folguedo é mantido em diversas comunidades.

Deixe o seu comentário