27 de fevereiro de 2017 • 11:06 am

Política

Conexões de Saberes abre seleção para bolsistas do Pré-Enem Comunitário

Estão sendo ofertadas 36 vagas nas mais diversas áreas de conhecimento

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

(*) – O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para 36 novos bolsistas do projeto Pré-Enem Comunitário. O processo de seleção é para estudantes de origem popular e de cursos de graduação da Ufal – Campus A.C. Simões. Os selecionados atuarão como monitores das áreas temáticas requisitadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio e pesquisadores das temáticas sociais ligadas ao Programa. Dentre as vagas estão auxiliar de sala, Atualidades, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Espanhol e Português), Letras (Literatura), Matemática, Química, Redação e Sociologia.

As inscrições são feitas diretamente no site,no período de 20 de fevereiro à 10 de março. O Projeto será executado no período de maio até a aplicação do Enem 2017, sendo desenvolvido em Maceió, no Campus A. C. Simões e Usina Ciência/Ufal, localizada na Rua Aristeu de Andrade, 452 Farol. Já a vigência das bolsas será de abril a dezembro de 2017.

Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da Ufal, a partir do 3º período; apresentar disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas, no período vespertino e noturno, além de apresentar e comprovar no mínimo duas características de estudante de origem popular, como por exemplo a soma da renda mensal familiar per capita não superior a um salário e meio vigente; morar ou ser oriundo de comunidades populares; ser proveniente de escola pública; ou ter histórico de engajamento em atividades coletivas cidadãs em suas comunidades de origem.

A seleção

Os candidatos passarão por duas etapas de seleção. A primeira de caráter eliminatório será a avaliação das informações prestadas pelo aluno, documentação exigida no ato da inscrição e dos requisitos apresentados no edital. A segunda etapa terá caráter classificatório e será uma entrevista/ avaliação de aula ministrada pelo candidato e análise do histórico analítico. O resultado será divulgado no dia 31 de março na página da Pró-reitoria de Extensão, no blog e afixado nas salas do Programa Conexões de Saberes/Ufal, no Bloco do Cedu e na Proex.

Mais informações pelo 3214-1091. Confira o edital completo aqui.

O Conexões

O Programa Conexões de Saberes tem por finalidade responder, de modo criativo e inovador, ao desafio de construir espaços comuns de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e a Sociedade. Também tem como objetivo a valorização das expectativas e experiências dos jovens de origem popular e, sobretudo, na construção do conhecimento acadêmico capaz de contribuir com as demandas fundamentais de cidadãos e cidadãs, profundamente marcados pela desigualdade social. Atualmente o Programa está atuando com o Projeto Pré-Enem Comunitário (curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio)

(*) = Texto: Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Deixe o seu comentário