25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Conselho de Ética do Senado livra Aécio Neves pela segunda vez

Por muito menos conselho cassou Delcídio Amaral, atendendo proposta de Aécio

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou pedido de abertura de procedimento disciplinar para apurar se Aécio Neves (PSDB-MG) quebrou o decoro parlamentar durante as conversas gravadas pelo empresário Joesley Batista, da JBS. A representação foi movida pelo PT.

A decisão usou como base um parecer da Advocacia Geral do Senado, que recomentou o arquivamento da petição. Curioso é que Aécio Neves propôs a cassação de Delcídio Amaral, por muito menos, e foi aceita.

Aécio: livre da cassação

Cabe recurso à decisão. Caso 5 senadores do conselho rejeitem o arquivamento monocrático, a decisão será submetida ao plenário do colegiado, composto por 15 senadores titulares e 15 suplentes.

Esta é a 2ª vez que o presidente do Conselho de Ética arquiva monocraticamente um pedido de abertura de investigação do senador mineiro.

Em junho, João Alberto Souza arquivou uma representação protocolada pela Rede Sustentabilidade. Na época, um recurso garantiu que a decisão sobre o arquivamento fosse submetida a todos os integrantes do conselho.