8 de junho de 2015 • 4:55 pm

Cotidiano

Em Alagoas, conta de água ficará mais cara a partir desta terça-feira

Conta de água vai ficar mais cara para todos os alagoanos: o aumento é de mais de 15%

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Reajuste foi de 15,27%. (Foto: Internet)

Reajuste foi de 15,27%. (Foto: Internet)

É um efeito dominó. Basta uma conta aumentar que o resto é consequência. E conta de água vai aumentar. A informação vem após a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) confirmar o reajuste extraordinário de 15,27% na tarifa cobrada pela Companhia de Abastecimento (Casal). A resolução, será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9).

O pedido inicial analisado foi de 27,68% de reajuste proposto pela Companhia. De acordo com a assessoria da Arsal, para chegar ao valor de 15,27% técnicos da Gerência de Tarifas da Agência Reguladora analisaram os documentos e planilhas apresentados pela Casal e se basearam na atualização monetária do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no Índice Geral de Preços do mercado (IGPM) e na correção referente aos recentes aumentos sobre os insumos.

“Devido à urgência da discussão, nossos técnico tentou conciliar o interesse público e o equilibro econômico-financeiro da empresa”, explicou Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal.

Revisão Tarifária

A partir da publicação da resolução, a Casal já indicou que deve solicitar à Arsal um pedido de Revisão Tarifária, que se trata de um estudo mais amplo dos números e dados da companhia, levando em consideração questões como investimentos, custos e despesas, passivo da empresa, entre outros.

A Casal alega como principal justificativa para pleitear um reajuste de mais de 27% na tarifa a elevação de seus custos operacionais, principalmente em relação à energia elétrica, o maior insumo empregado na produção de água e na coleta de esgoto.

Deixe o seu comentário