23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Cooperativa Cafisa recebe apoio de deputado para fábrica de laticínios

Emenda vai garantir a construção nova fábrica para produção de produtos derivados do leite de cabra

Com a participação de 147 cooperados, a Cafisa – Cooperativa da Agricultura Familiar do Sertão Alagoano, sonha com uma nova realidade na qualidade de vida dos associados, a partir da construção de uma fábrica de laticínios moderna, que deverá ser instalada no povoado Pacu, no município de Pão de Açúcar.

Segundo a presidente da cooperativa, Luciene Galindo, a fábrica será construída graças a uma emenda de R$ 500 mil do deputado federal Paulão (PT).

Cafisa: expectativas para nova linha de produção de leite de cabra

A Cafisa produzia a pasteurização de leite de cabra em uma fábrica artesanal que foi interditada pela Adeal – agência de fiscalização do Estado –  por não estar dentro da especificações exigidas pelo órgão governamental.

-Essa interdição gerou para os produtores um prejuízo muito grande e muitos deixaram a cooperativa para fornecer o leite a outros laticínios. – Disse a presidente. De acordo com ela, a produção, quando a fábrica estava aberta era toda comercializada nos municípios de Pão de Açúcar, São José Tapera e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, através do MDS.

Ainda segundo Luciene, agora apenas 25 produtores estão segurando a Cafisa, todos interessados em novos projetos que vão da produção de ovos caipira ao mel, que é o foco mais recente.

Nova fábrica – Com a emenda liberada pelo deputado Paulão, os associados da Cafisa estão entusiasmados com a perspectiva do mercado futuro. Luciene Galindo declarou que a nova fábrica está projetada para atuar dentro dos padrões exigidos e deverá produzir, além do elite pasteurizado, o queijo de cabra, o doce, yogurte e outros derivados do leite.

Luciene e Paulão: construção de nova fábrica da Cafisa

-Esse apoio que recebemos do deputado Paulão será fundamental para fortalecer a Cafisa e trazer de volta para a cooperativa os produtores que procuraram outros entrepostos para o fornecimento do leite. Nossa fábrica será a mais moderna e mais competitiva do sertão nesse gênero – Destacou Luciene.

Ela acredita que com a fábrica funcionando será possível aumentar a produção e abastecer não só os programas sociais do governo e das prefeituras, mas também o mercado de um modo geral. “

Já o deputado federal Paulão destacou que tem feito do seu mandato uma ferramenta de apoio à agricultura familiar no Estado de Alagoas. “Temos trabalhado na construção de cisternas para os assentamentos, poços artesianos, aquisição de tratores, entre outros implementos para que ajudam a impulsionar a agricultura familiar no Estado”, disse.