14 de janeiro de 2016 • 3:13 pm

Cotidiano

Crea-AL realiza ação educativa e fiscaliza exercício profissional em indústrias de mineração

Fiscais solicitam que empresas apresentem, num prazo de 15 dias, a relação dos profissionais habilitados para executar serviços

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Ação vai garantir o mercado de trabalho para profissionais habilitados pelo Crea. (Foto: Danielle Ferro)

Ação vai garantir o mercado de trabalho para profissionais habilitados pelo Crea. (Foto: Danielle Ferro)

Agentes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), estão realizando neste mês de janeiro, visitas educativas nas indústrias de produção de água mineral. Ação acontece em todo Estado, e assim o Conselho age para garantir que profissionais habilitados estejam desempenhando sua função legalmente.

Durante a visita, os fiscais estão solicitando, por meio de ofício, que a empresa apresente num prazo de 15 dias a relação dos profissionais contratados para executar serviços e obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Segundo o presidente do Crea, Fernando Dacal, esta mobilização vem com uma proposta educativa, antes de qualquer autuação por irregularidades. “É assim que vamos resguardando a sociedade, garantindo o exercício profissional. O produto desenvolvido por estas empresas de mineração, são intensamente usufruídos por todos. Esse é um dos motivos da nossa preocupação, além de garantir aos nossos profissionais sua valorização”, destacou.

O meio ambiente também é uma preocupação do Crea. A afirmação veio do fiscal Rafael Helvis, que vem trabalhando, com todos os outros integrantes do setor, na entrega dos ofícios. “Além de respeitarmos o meio ambiente, estamos alertando aos proprietários dos riscos que eles correm contratando um profissional irregular. E no caso de empresas terceirizadas, é importante verificar se a mesma é registrada no Crea-AL”, explicou.

Parceria

Em 2015 foi assinado um convênio de cooperação técnica, entre o Crea e a Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral de Alagoas (DNPM-AL), que garante uma parceria dos órgãos em colaborarem, dentro de suas atribuições, na fiscalização do exercício profissional.

Deixe o seu comentário