20 de agosto de 2017 • 12:42 pm

Esportes

Damião Ancelmo: De Paulo Jacinto para a glória nas maratonas do País

Depois de vencer em Brasília, corredor alagoano chega em terceiro na meia maratona do Rio

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Depois de vencer a meia maratona de Brasília em abril de 2016, o maratonista alagoano, natural de Paulo Jacinto, Damião Ancelmo de Souza chega em terceiro lugar na meia maratona do Rio de Janeiro, neste domingo, 20.

A disputa foi intensa até os metros finais. Damião chegou atrás do vencedor, o brasileiro José Márcio Leão, apenas três segundos.

Damião: um vencedor nas ruas do Brasil.

O segundo lugar da maratona ficou com o etíope Demiso Legese Guideta, um segundo atrás do vencedor.

Quem é Damião
– De família simples, Damião Ancelmo, hoje aos 37 anos, deixou a vida na roça e passou a morar na cidade de Paulo Jacinto, onde que tudo começou. O gosto pelo esporte veio aos 23 anos após uma competição em 2002 na escola em que estudava (Escola Souza Barbosa) onde foi o segundo colocado e ganhou uma camiseta como prêmio. A partir daí não parou mais e a corrida virou profissão.

Damião diz que fica feliz quando é reconhecido nas ruas. Desde o começo, em Paulo Jacinto, não era diferente. Quando acontecia qualquer competição na cidade e ele participava, as pessoas ficavam nas portas de casa ou nas praças para ver Damião passar e vencer. A chegada aos pódios foi rápida.

Hoje reconhecido nacionalmente como um dos maiores maratonistas do País, Damião é sem dúvida um grande orgulho para o povo simples de sua terra natal, mas sobretudo um orgulho alagoano.

Resultados de Damião:
Campeão do 46º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, Lima (Peru)
Campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2009
Vice-campeão brasileiro adulto de cross country 12km 2008
Vice-campeão da Meia Maratona Praia Grande 2008
Vice-campeão dos 10km São Paulo Classic 2008

Deixe o seu comentário