28 de Março de 2016 • 5:22 pm

Interior

Delmiro vai sediar jornada de comunidades quilombolas

A jornada científica promovida pela Secetaria de Cultura será realizada em julho

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O conjunto de costumes, valores e tradições das comunidades de matriz africana é o foco do 2º Encontro e 1ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiros de Alagoas. A segunda edição do evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho, no município de Delmiro Gouveia.

Comunidade quilombola

Comunidade quilombola

“As vivências, histórias e lutas dessas comunidades dotaram lugares de espiritualidade e de diversidade de doutrinas, fortalecendo o sentimento identitário dos povos, que se expressam através das suas manifestações culturais”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Poderão ser submetidos, até o dia 17 de maio, trabalhos acadêmicos com temáticas que versem sobre religião afro-brasileira, intolerância, ancestralidade e direitos no Brasil laico; questões agrárias, identidade étnica, território; processos sociais e históricos, lutas sociais e políticas públicas na realidade da comunidade afro-brasileira; patrimônio, memória e preservação das tradições dos afro-brasileiros; juventude de terreiros e quilombolas, processos educacionais e multiculturalismo nas sociedades globais. Serão cinco grupos de trabalhos que ocorrerão em duas sessões, com apresentações orais.

O proponente só poderá submeter um trabalho, podendo ser coautor em mais um. Cada trabalho submetido pode conter até dois coautores. Os artigos completos devem conter o resumo, palavras-chaves, bibliografia e,quando necessário, imagens, tabelas, gráficos, de preferência, no corpo do texto, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, seguindo os padrões da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no link http://bit.ly/1Mw2JN5 e encaminhar os resumos dos trabalhos, nas versões Word e PDF, para o email: enconquite.gt@gmail.com. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 25 de maio.

 

Deixe o seu comentário