23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Deputado defende merenda especial para doentes crônicos nas escolas

Projeto neste sentido foi apresentado na Assembleia pelo Pastor João Luiz

Alunos da rede estadual de ensino com  problemas crônicos como diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose poderão receber alimentação especial na merenda escolar, caso seja aprovado projeto de lei na Assembleia Legislativa que trata da questão.

Deputado João Luiz: projeto da merenda

O projeto é de autoria do deputado estadual  Pastor João Luiz (PSC). Segundo ele, essa alimentação deve ser prescrita por meio de receituário médico e supervisionada por nutricionistas.

“Não há como se ter uma merenda única com estudantes que apresentam problemas distintos de saúde”, diz o Pastor João Luiz. “A escola também é um espaço para ações de melhoria das condições de saúde, alimentares e do estado nutricional dos alunos”, acrescentou.

Disse ainda que para aqueles com doenças alimentares crônicas, cabe ainda à escola e seus colaboradores garantir o Direito Humano de igualdade no atendimento, oferecendo alimentos adequados à situação de saúde de cada um e orientações a respeito.

Ao justificar o projeto, o deputado destaca o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, “que estabelece ações para o desenvolvimento e operacionalização das atividades relacionadas ao fornecimento de alimentação escolar para aqueles que têm doenças crônicas”, e a promulgação da emenda constitucional 64, que inclui a alimentação entre os direitos sociais. “Isso diz respeito à vida”, reforça o parlamentar.