22 de novembro de 2016 • 7:31 pm

Saúde

Desabastecimento do hospital Hélvio Auto é denunciado na Defensoria

Reitor culpa Amgesp pelo desabastecimento do hospital escola da Uncisal

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O desabastecimento de medicamentos e insumos no Hospital Hélvio Auto, do governo do Estado, foi tema de debate nesta terça-feira, 22, na Defensoria Pública Estadual.

Reunião na Defensoria

Reunião na Defensoria

Na reunião co  dirigentes do hospital e da Uncisal, a Defensoria constatou que o problema do desbastecimento já é crônico. No hospital  faltam  materiais médicos, fármacos e correlatos essenciais ao adequado funcionamento da unidade.

Durante o encontro, médicos do hospital puderam relatar ainda as inúmeras dificuldades encontradas pelos profissionais para assegurar a assistência adequada aos pacientes, em razão da ausência de condições mínimas para realização de diagnósticos e garantia do tratamento necessário.

No último dia 16, o defensor público Daniel Alcoforado esteve no Hospital Helvio Auto realizando vistoria de rotina e constatou que o hospital tem sofrido em razão do desabastecimento quase que permanente de medicamentos básicos e correlatos, causando severos prejuízos à população que depende de seus serviços. Há problemas ainda com a falta de reagentes para realização de exames laboratoriais e até de materiais necessários à higienização dos profissionais na realização dos diversos procedimentos, o que se torna mais grave em virtude do hospital ser referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas.

Reitor – Durante a reunião de hoje, o Reitor da Uncisal, Paulo Medeiros, apresentou os motivos que geram o desabastecimento e as medidas que estão sendo adotadas para tentar solucionar o problema e se comprometeu a estudar a proposta de descentralizar as compras de medicamentos e materiais da unidade, visando dar celeridade aos procedimentos administrativos.

Atualmente, todos os produtos para abastecimento das unidades geridas pela Universidade são adquiridos a partir de processos conduzidos pela Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp). A Uncisal se comprometeu ainda a prestar informações, no prazo de 10 dias, sobre o reabastecimento urgente de aproximadamente 80 itens que estão em falta, ou com baixo estoque, no Helvio Auto.

 

Deixe o seu comentário