21 de novembro de 2017 • 4:52 pm

Trânsito

Detran/AL lança serviço de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

Alagoas é o terceiro estado a adotar o novo modelo, seguido de Góias e Distrito Federal

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Já está funcionando no Estado o novo serviço de Carteira Nacional de Habilitação Digital, implantado segunda-feira (21), pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

O novo formato da habilitação, que possui a mesma fé pública do documento em papel, tem o intuito de proporcionar maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários que necessitam transitar com o documento de porte obrigatório.

Depois de Góias e Distrito Federal, Alagoas é a terceira unidade federativa a oferecer o serviço, que é único para cada aparelho celular e traz dados criptografados que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.

Para obter o documento eletrônico, o condutor que tiver o novo modelo da CNH com QR-Code, emitida após o dia 2 de maio deste ano, poderá baixar o aplicativo “CNH Digital”, que já está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais Apple Store e Play Store (Android).

Após baixar o aplicativo, o usuário deverá atualizar os dados pessoais junto à base nacional no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e se dirigir até um posto de atendimento do Detran/AL para garantir presencialmente seus dados cadastrais.

Com o acesso ao Portal e com os dados confirmados, é possível solicitar um código de ativação para a CNH digital, que será envidado por e-mail e em seguida é só continuar as orientações.

O processo de implantação do documento eletrônico nos 27 departamentos de trânsito do Brasil deverá ser concluído até 1º de fevereiro do próximo ano, de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Detran/AL alerta ainda que, quem possui a versão antiga do documento e deseja obter a habilitação eletrônica precisará atualizar os dados e solicitar a emissão de 2ª via. Caso o condutor esteja com o prazo de validade da CNH próximo ao vencimento, basta emitir a guia de renovação para, então, solicitar a habilitação digital.

Deixe o seu comentário