5 de novembro de 2015 • 8:24 pm

Brasil

Dilma faz selfie no sertão e garante apoio ao setor sucroalcooleiro

Presidente reúne empresários em Maceió e define agenda de apoio ao agronegócios no Estado

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A presidenta Dilma Rousseff  disse, nesta quinta-feira, 5, que a inauguração do terceiro trecho doCanal do Sertão Alagoano, em Inhapi, é um marco histórico para o Nordeste. Pela primeira vez, destacou ela, o Brasil está enfrentando a seca não apenas com ações de redução do impacto da estiagem, mas com obras estruturantes, que garantem o fornecimento contínuo de água para a população. Com a inauguração  do terceiro trecho, já são 93 km de canais entregues.

“A gente sabe que as águas do São Francisco estão 93 quilômetros distantes daqui. Agora, o que nós fizemos foi trazer o São Francisco para cá. Eu vi o Rio São Francisco correndo ao apertar aquele botão e abrir a comporta. Vi a água chegando – e ela vai chegar até [à cidade de] Arapiraca”. A presidenta acrescentou estar orgulhosa da obra inaugurada hoje, que tornou possível essa conquista.

O canal: a maior obra hídrica do PAC 2

O canal: a maior obra hídrica do PAC 2

Políticas para conviver com a seca – A expectativa é de que o canal possa, a partir de agora, modificar a paisagem, hoje muito seca devido ao quinto ano de estiagem que castiga o Nordeste. Essa situação, segundo a presidenta, só não traz um desespero à população graças a programas como o de carros-pipa e o de cisternas, que são ações emergenciais.

Dilma aproveitou para reforçar que devem ser mantidas essas políticas voltadas para o convívio da população com a seca, um fenômeno natural e cíclico. “Conviver com a seca é entender que a seca pode ocorrer e quem tem de tomar medidas para conviver com ela somos nós, tanto os governos estaduais quanto os municipais, mas também o governo federal”.

Nesse sentido, lembrou a importância da criação do Bolsa Garantia-Safra e do Bolsa Estiagem, além de toda uma rede de proteção que é garantida pelo Bolsa Família.

Selfie com Dilma

Selfie com Dilma

Ainda no sertão ela anunciou que vai pavimentar a rodovia que liga o Carié, em Alagoas, ao município de Inajá, em Pernambuco, atendendo uma solicitação antiga da população sertaneja e da classe politica. Essa foi a boa nova que ela anunciou ao governador Renan Filho, além de garantir os recursos da quinta etapa do canal do sertão.

Em Maceió apoio a agroindústria – No encontro com 72 empresários no Centro de Convenções de Maceió, Dilma assegurou que vai promover uma agenda industrial positiva para agronegócios, com detaque para o setor sucroalcooleiro, que está passando dificuldades.

Dilma: já são 93 km de canal.

Dilma: já são 93 km de canal.

José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) disse ver “com muito bons olhos” a disposição do governo de abrir o diálogo com o setor empresarial, especialmente em um momento de dificuldades como o que o País enfrenta.

Para ele, uma das principais demandas do setor sucroalcooleiro alagoano é o apoio do governo para a exportação aos mercados norte-americano e europeu. E, neste sentido, acredita que o Plano Nacional de Exportação pode contribuir muito para a expansão do setor de açúcar e álcool.

O empresário falou também da necessidade do investimento em obras de infraestrutura, que, além de promoverem a geração de emprego, melhoram o escoamento da produção.

 

Deixe o seu comentário