24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Fátima Almeida

Divididos: Chapa 1 vence eleição do Sindpol com apenas 5 votos de diferença

Eleição seria realizada no dia 31 de julho, mas foi suspensa pela Justiça, e só se concretizou nesta segunda-feira (14_

Cinco votos de diferença. Esse foi o resultado da acirrada eleição do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), realizada nesta segunda-feira (14), após vários entraves, inclusive de ordem jurídica, que provocaram até o adiamento da votação, antes prevista para para o dia 31 de julho. Por 588 votos contra 583, venceu a Chapa 1, encabeçada por Ricardo Nazário e apoiada pela atual diretoria.

Apesar do nome da chapa vencedora – Unidade – a campanha e o resultado da eleição em si mostraram que a categoria está mesmo é dividida.

A Chapa 2, encabeçada por Herbert Melanias, teve melhor desempenho no interior do Estado, disparando com enorme diferença nas regionais de Arapiraca (51 x 13) e Palmeira dos Índios (24 x 4). Venceu também nas regionais de São Miguel dos Campos, Batalha e Matriz de Camaragibe, e empatou em Viçosa, Santana do Ipanema, Penedo e Novo Lino. A Chapa 1 ganhou apenas em Delmiro Gouveia e União dos Palmares, entre as regionais do interior, mas tirou a diferença em Maceió, onde obteve 513 votos, contra 448 obtidos pela chapa adversária.

DISPUTA JURÍDICA

A eleição, que seria realizada no dia 31 do mês passado, foi suspensa por decisão do desembargador Fábio Bittencourt, do Tribunal de Justiça de Alagoas, para exigir que a comissão eleitoral disponibilizasse urnas e fiscais de votação nas regionais do interior do estado, atendendo a reclamação da chapa de oposição. O resultado mostrou que a preocupação era procedente, já que foi nas delegacias regionais onde a chapa dois teve melhor desempenho. e quase ganha a eleição.

Inicialmente o edital previa a votação somente na sede do sindicato, em Maceió, com o reforço de uma urna itinerante, o que seria um prejuízo à participação do pessoal do interior, como entendeu o desembargador. “Aqueles policiais civis que se encontram lotados em cidades do interior necessitarão percorrer dezenas ou centenas de quilômetros, abandonando seus postos de trabalho por longos períodos de tempo, caso desejem votar na eleição para a diretoria da associação da classe que compõem”, destacou o desembargador.

Aparentemente, tudo terminou em paz. A eleição, ocorrida nesta segunda-feira (14), contou com a participação de mais de 1.100 policiais civis da Capital e das delegacias regionais.

O presidente eleito, Ricardo Nazário, destacou a importância da união da polícia. “Não é mais a Chapa 1 ou a Chapa 2; somos todos policiais civis. O importante é esse momento democrático”, disse ele. O representante da Chapa 2, Hebert Melanias agradeceu a votação recebida e disse que foi uma honra participar das eleições do Sindpol.

Vitória foi comemorada com muita alegria, pela Chapa 1

(*) – Informações e foto: Assessoria do Sindpol